fale sobre a guerra na Quilombo dos Palmares
Soluções para a tarefa
Mas a tática de guerrilhas não era infalível. Com o passar do tempo e das tentativas de destruição do quilombo, portugueses e holandeses passaram a conhecer também melhor a localidade, diminuindo a vantagem detida pelos palmarinos. A utilização de tribos indígenas contra os habitantes de Palmares auxiliou também em sua destruição. Dois momentos foram importantes para o fim do maior quilombo que existiu em solo brasileiro.
Em 1677, o capitão Fernão Carrilho realizou a primeira ofensiva contra Palmares, depois de haver obtido sucesso com a destruição de dois quilombos em Sergipe. A Ação de Carrilho ocorreu em dois momentos. O primeiro foi o ataque ao mocambo de Alqualtune, que resultou na fuga dos habitantes para outro mocambo, o de Subupira. Após a fuga, os quilombolas colocaram em prática a tática de guerrilha, o que lhes garantiu o recuo das forças de Carrilho.
Ocorrida na Capitania de Pernambuco, no atual estado de Alagoas, a Guerra dos Palmares foi uma longa tentativa da Coroa Portuguesa de acabar com a sociedade rebelde que se formava na região, em meados no século XVII, contra o sistema escravista.
O Quilombo dos Palmares foi fundado na intenção de construir uma sociedade longe do poder dos senhores de engenho, especialmente do trabalho no cultivo do açúcar, o principal produto da economia da colônia no período. Assim, escravizados nas fazendas rebelaram-se e, em fuga, buscaram novas formas de vida, libertando-se do trabalho compulsório e da escravidão.
Inicialmente o Quilombo foi formado por africanos, especialmente vindos do Congo e de Angola. O número de escravizados vindos de Angola era tanto que ficou conhecido também como Refúgio de Angola Janga – a pequena Angola na América Portuguesa.