História, perguntado por mariborges14, 11 meses atrás

Fale sobre a escravidão na África (Bem resumido, se possível)

Soluções para a tarefa

Respondido por sirlenem2006
2

Resposta:

A escravidão africana era uma prática social e econômica bem ativa na África, só que muito anterior ao colonialismo. Os espólios de guerra incluíam a transformação de homens livres em escravos. Dessa forma, povos subjugados acabavam trabalhando submissos para os vencedores.

Escravidão Africana – contexto, como ocorreu e o destino dos cativos

Com as Grandes Navegações, Portugal se lançou à aventura de desbravar os oceanos, como também colonizar territórios. E foi assim que se fixou na África, passando a negociar com os comerciantes locais. Nesse meio tempo, Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil, dando início à colonização lusitana na América do Sul


mariborges14: Obrigada! Ajudou bastante
Respondido por jadryelh
1

Resposta:

Durante muito tempo, acreditou-se na ideia de que a escravidão ocorrida na África fora mais branda e humanista se comparada à escravidão praticada na América até o século XIX. Muitos defendiam a tese de que o cativo era absorvido pelo povo que o capturava, caracterizando uma escravidão exclusivamente de cunho doméstico, mas, conforme veremos, a escravidão na África não ocorria somente neste formato.

No presente texto, nosso principal objetivo é analisar a escravidão existente na África e comparar com a escravidão presente no Novo Mundo. No entanto, não podemos comparar a brutalidade da escravidão na África com a da escravidão na América. “Qual escravidão foi mais brutal com os escravos, a africana ou a americana?”. Essa pergunta não tem resposta, pois os parâmetros utilizados por cada forma de escravidão pautam-se na realidade social, política e cultural específica de cada continente.

Porém, sabemos que a relação entre senhor e escravo, tanto na África como na América, sempre foi baseada na violência, nos castigos e nas punições disciplinares. Além disso, as pessoas foram retiradas dos meios em que viviam, separadas de suas famílias, obrigadas a aprender outros idiomas e outros costumes, além de terem sido humilhadas e torturadas. Todas essas características foram chamadas de processo de desterritorialização, que ocorre quando indivíduos são retirados à força de seus territórios para outros territórios muitas vezes inóspitos.

A partir de então, é preciso se conscientizar de que toda forma de escravidão é desumana e violenta. O escravo se encontrava em posição de subordinação e nunca foi tratado como igual, por isso devemos questionar a ideia de que na África a escravidão havia sido mais branda e humanitária.


mariborges14: Obrigada! Adorei a resposta!
Perguntas interessantes