Biologia, perguntado por caioarruda1, 1 ano atrás

fale sobre a doença do figado cirrose

Soluções para a tarefa

Respondido por GiovannaKarol
5
  A cirrose é, na verdade, o resultado de diversas doenças crônicas do fígado, que levaram a destruição gradual das células com a formação de cicatrizes, que foram se acumulando até que a estrutura do fígado esteja deformada, com a formação de nódulos.
    O uso exagerado e a longo prazo do álcool pode levar à cirrose, sendo que a probabilidade disso acontecer depende muito do tempo, da quantidade de álcool ingerido e da predisposição genética.
    A cirrose, em si, não é contagiosa. Mas a doença que levou à cirrose pode ser contagiosa, especialmente as hepatites B e C.
   Cirrose não é câncer, mas predispõe ao aparecimento do câncer primário do fígado, ohepatocarcinoma.
   Sintomas: Na cirrose já com comprometimento pequeno das funções do fígado, podemos encontrar sintomas leves como fraqueza, emagrecimento, alteração menstrual em mulheres e impotência em homens, sangramentos em gengivas, inchaço nas pernas e na barriga. Nos casos mais graves, aumento do abdome por acúmulo de líquidos (chamado de ascite), pele e olhos amarelos (icterícia), aumento das mamas em homens, hematomas espontâneos na pele, sonolência, tremores, cãibras econfusão mental.
   Tratamentos:  Não tem. O único tratamento para a cirrose em si é o transplante do fígado.
Perguntas interessantes