Biologia, perguntado por jucielymartins, 1 ano atrás

fale sobre a doença aterosclerose​

Soluções para a tarefa

Respondido por CaipirinhaRota262
0

O que é?

A aterosclerose é a formação de placas de gordura nas artérias, que dificultam a passagem do sangue. Essas placas são conhecidas como ateromas. O processo de acúmulo de gordura começa na infância, mas as consequências clínicas do problema se manifestam mais tarde.

Os ateromas podem se romper, causando oclusão aguda, devido à coagulação na artéria. Este quadro está associado à ocorrência de ataque cardíaco, derrame cerebral e claudicação em membros inferiores quando acomete as pernas.

Sintomas

A aterosclerose geralmente não apresenta sintomas até a ruptura das placas. Quando isso ocorre, os sintomas variam de acordo com o local em que a doença se manifesta.

Membros inferiores: pode apresentar dor para caminhar ou mesmo em repouso, além do surgimento de feridas.

Artérias carótidas: o acidente vascular cerebral ( AVC ) pode ser o primeiro sintoma da doença obstrutiva carotídea. Desmaios e tonturas também são sintomas transitórios.

Artérias viscerais: pode causar diarreia, náusea e perda de peso.

Artérias renais: pode causar pressão alta de difícil controle e insuficiência renal.

Fatores de Risco

A oclusão das artérias pelos ateromas ocorre de forma progressiva e, a princípio, assintomática. O envelhecimento é um dos fatores de risco da doença, que também está associada a colesterol alto, pressão alta, diabetes, obesidade, sedentarismo, tabagismo e histórico familiar.

Prevenção

Hábitos saudáveis fazem parte das recomendações para a prevenção da aterosclerose. Alimentação adequada, com baixo teor de gordura animal e saturada, controle do peso e atividades físicas regulares ajudam a atingir e manter as metas lípides.

Tratamento

O tratamento da aterosclerose passa pelo acompanhamento e controle das taxas de glicemia, colesterol e pressão arterial. É fundamental que os pacientes sigam as orientações de mudanças de estilo de vida e prescrições de medicamentos feitas pelo médico, que dependerão dos sintomas e da gravidade da doença.

Em alguns casos é necessário procedimento cirúrgico, através da angioplastia e colocação de stent – dispositivo metálico cilíndrico que desobstrui a artéria – ou cirurgia de revascularização com pontes de safena.

Perguntas interessantes