fale sobre a depressão?e como ajudar uma pessoa depressiva
Soluções para a tarefa
lá tem o grupo jovem. o grupo jovem tem vários projetos.
entre eles tem o projeto *Help*
Vai lá eles te ajudar.
MANTENHA A CALMA
A situação é difícil e confusa para todos. Agora, mais do que nunca, é preciso ter calma. Desesperar-se ou perder a paciência não irá ajudar ninguém.
ACOLHA
Deixe de lado comentários como “se você não fosse tão emotivo não estaria passando por isso”. A hora é de compreender a magnitude dos sentimentos e como eles impactam a vida de quem está sofrendo. Perceba quais são os valores mais importantes para ela e trabalhe com isso.
NÃO SE COLOQUE COMO REFERÊNCIA DE COMPORTAMENTO
É preciso policiar-se para não colocar a si mesmo como referência. Por exemplo, não descreva uma situação que não lhe afetou emocionalmente, nem espere que o outro se sinta e se comporte do mesmo jeito que você. Acolher é entender que cada um tem o seu próprio tempo e seus valores. O que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra.
ESCUTE E RESPONDA COM BASE NO QUE A PESSOA ESTÁ FALANDO
O diálogo é extremamente importante, fique atento para não somente falar. Nunca deixe de escutar e prestar atenção no que o outro tem a dizer. Responda de acordo com o rumo da conversa.
TENTE FAZÊ-LA REFLETIR SOBRE A SITUAÇÃO
É necessário encorajá-la a pensar no futuro, seus objetivos e desejos. Isso faz com que ela queira caminhar até lá.
DEMONSTRE VONTADE DE AJUDAR
Não fique com pressa e não demonstre impaciência. Estar presente no momento importa mais do que qualquer compromisso.
NÃO DIGA “NÃO”
negação do problema psicológico que a pessoa está enfrentando pode atrapalhar. Não a contrarie negando ou minimizando o que ela sente. A hora não é apropriada para sermões e brigas. Se não tiver o que dizer, apenas fique em silêncio.
LEVE AJUDA ATÉ A PESSOA EM VEZ DE ESPERAR QUE ELA A PROCURE POR SI PRÓPRIA
Para quem está em um quadro de depressão profunda, procurar ajuda é muito difícil, por isso muitos não o fazem. Jogar tudo nos ombros de quem passa por uma crise é injusto, e cabe também aos amigos e familiares a responsabilidade de dividir os problemas.