Fale sobre a cultura espanhola nos anos 2000
Soluções para a tarefa
Resposta:
Cultura e tradições espanholas: veja os mais famosos
A cultura espanhola é cheia de influências, com origens que romontam aos celtas, celtiberas, latinos, católicos romanos e até com os islâmicos. O país é formado por 17 comunidades autônomas, sendo as mais conhecidas: Catalunha, País Basco, Andaluzia e Galícia. Cada uma delas com uma cultura e uma tradição próprias, mas, claro, dividindo manifestações culturais de todo um povo.
Confira a seguir algumas oito aspectos da cultura e tradições espanholas:
1. Festas tradicionais espanholas
A maioria das cidades da Espanha, independente do tamanho, tem suas próprias festas populares, celebradas uma vez por ano. A duração das chamadas Fiestas Populares varia e em alguns lugares as celebrações podem durar até uma semana inteira.
São muitas as datas marcantes e as ocasiões para dançar e comer comidas típicas na Espanha! Quer ver alguns exemplos? Separamos as principais festividades para você.
Semana Santa de Sevilha
Ainda que não seja uma celebração exclusivamente espanhola, a fama e as tradições dessa época do ano têm destaque na Espanha e, sobretudo, no sul do país. Na cidade de Sevilha, por exemplo, a Semana Santa é um evento único e imperdível.
Entre o Domingo de Ramos e o Domingo da Ressurreição, as ruas são tomadas por grandes passeatas, com direito a uma grande plateia para o espetáculo cultural que pode ser observado com as procissões.
Carros com verdadeiras obras de arte relacionadas ao Nascimento e Ressurreição de Jesus saem de diversas igrejas, carregados por voluntários com seus trajes tradicionais. Os religiosos atravessam a cidade em direção à Catedral de Sevilha, acompanhados pelas bandas que vão tocando as marchas típicas.
O cenário ainda se completa com o famoso aroma de azahar, que exala das laranjeiras por toda a cidade. Além disso, durante esse período, é comum sentir a fragrância dos incensos e defumadores típicos.
Pela importância histórica, a Semana Santa é considerada como uma das principais festas da primavera, junto com a chamada Feria de Abril.
Feria de Abril de Sevilha
É difícil falar de cultura e tradições espanholas sem mencionar a Feria de Abril, que é a festa mais popular da cidade de Sevilha.
A data de início varia todos os anos, já que ocorre sempre uma ou duas semanas depois da Semana Santa. A festa começa oficialmente quando as luzes do portal são acesas. Esse portal é uma espécie de portão que marca a entrada da festa, que chega a ter quase 50 metros de altura e é diferente a cada ano.
No interior do espaço da Feria são construídas as famosas casetas, que são espaços das famílias locais, onde amigos e parentes se reúnem para dançar, comer os pratos típicos e beber vinho. Mas, não é só isso, a festa é muito grande e tem espaço para todo mundo, com área de jogos e brinquedos como montanha-russa, carrinho bate-bate, barco viking, etc.
Nesse evento, as mulheres costumam se vestir com trajes flamencos e os homens com ternos. Você não precisa se vestir dessa forma para participar, mas é interessante estar ali e sentir um pouco da essência sevilhana. Pode-se dizer que esse é como o carnaval da cidade de Sevilha, ou então similar às festas juninas no Brasil.
As Fallas de Valência
Uma das festas mais tradicionais da Espanha são as Fallas de Valência. Celebrada no mês de março de cada ano, essa festa começa no dia 15 e termina no dia 19.
Aproximadamente 700 monumentos e esculturas construídos com papel machê ou madeira são distribuídos por toda a cidade para serem queimados no último dia de festa.
las Fallas de Valencia
Enquanto a Feria de Abril pode ser considerada como o carnaval de Sevilha, as Fallas também podem ser consideradas como o carnaval de Valência. As ruas estão sempre cheias e a diversão toma conta da cidade, sendo esse um evento único e realmente imperdível.
Guerra do Tomate ou Tomatina
Falando em cultura e tradições espanholas, não podemos deixar de mencionar a Tomatina, uma festa realizada na cidade de Buñol, em Valência. Como o nome já diz, essa festa é a famosa guerra de tomates, onde as pessoas saem às ruas para arremessar tomates uns aos outros.
Entretanto, existem algumas regras de conhecimento geral e que devem ser respeitadas. Podemos citar, por exemplo, que só é permitido lançar tomates e que eles devem ser esmagados antes para não machucar ninguém.
A intenção é a diversão, então leve roupas velhas e sapatos que você não use mais. Provavelmente, você terá que jogar fora depois da festa.
Essa celebração é realizada desde 1945. Mas, atualmente, tem sido alvo de críticas pelo desperdício de alimento. Entretanto, a organização do evento garante que todos os tomates usados não são aptos ao consumo humano.
Explicação:
espero ter ajudado<3