fale sobre a cultura do colono
Soluções para a tarefa
Explicação:
A Festa do Colono Alemão ou Bauernfest é um festival que ocorre em homenagem aos imigrantes alemães anualmente no mês de junho no município de Petrópolis, região serrana do estado do Rio de Janeiro. A Bauernfest ocorre desde 1989 no centro da cidade e é considerada a maior festa de Petrópolis, do estado do RJ, e considerada uma das maiores do Brasil. A festa conta com ranchos folclóricos, bailões, corais, bandas tradicionais - como a Banda Musical Germânica de Blumenau, concurso de chope a metro, comidas típicas como salsicha, chucrute, bebidas, como cerveja, doces como chocolate, etc. Em 2012, participaram 368.000 pessoas que gastaram R$ 55 milhões em 11 dias de festa e foram consumidas 7,5 toneladas de salsichão e 35 mil litros de cerveja
Resposta: A comunidade de Lomba Grande, em Novo Hamburgo, realizou uma grande festa que teve no último dia o seu ápice. No domingo 24 de julho, foi encerrada a 22ª edição da Festa do Colono, evento que reuniu uma série de atrações durante dois finais de semana, destacando a cultura e os costumes trazidos pelos alemães na época da colonização. O grande destaque das atividades foi o Desfile Típico realizado na Rua João Aloysio Allgayer durante a manhã de domingo. A apresentação contou não só com o prestígio da comunidade do bairro rural do Município, mas também de outros moradores, inclusive de outras cidades. A Festa do Colono iniciou no dia 16 de julho e foi promovida pela Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Associação dos Moradores do Bairro Lomba Grande (AMOLOMBA).
Na abertura do desfile, o prefeito Tarcísio Zimmermann enfatizou o papel dos agricultores no desenvolvimento do País e no compromisso com a alimentação. “Temos um clima muito favorável para a produção dos mais variados tipos de cultura. Para tanto, pretendemos seguir com programas que fomentem essas atividades”, destacou. O prefeito listou iniciativas em que a Administração contribui para as atividades rurais em Lomba Grande, como no fornecimento de óleo diesel para os implementos agrícolas e também na disponibilização de maquinário para atuar no bairro rural do Município.
Logo após a fala de Tarcísio, empresas, entidades, produtores rurais e cavalarianos começaram a tomar conta da Rua João Aloysio Allgayer. O grande destaque ficou para o final do desfile. A Associação dos Carreteiros de Lomba Grande trouxe para a apresentação dezenas de carretas puxadas por bois e terneiros, recebendo muitos aplausos da comunidade que acompanhava a atividade.
O grande número de atrações chamou a atenção da pequena Maria Eduarda da Silva, de apenas 3 anos. De olhos atentos ao que via passar na rua, estava acompanhada da mãe, Denise da Silva, 25 anos, e dos avós Altair Santos, 56 anos, e Deníria dos Santos, 44 anos. “Residimos aqui e sempre gostamos de acompanhar eventos como esse”, disse Altair, enquanto tirava fotos da neta.
Artesanato, música e comidas típicas também foram atrações
Mas não foi apenas o Desfile Típico que chamou a atenção do público. Durante todo o final de semana, os visitantes puderam conferir uma série de atrações da Festa do Colono. Entre elas, as bancas de artesanato eram bastante procuradas pelos visitantes na Comunidade Católica São José no domingo. A aposentada Juraci Gomes, de 60 anos, veio de Gravataí para a festa e saiu satisfeita. “Estava procurando muitas coisas para minha casa e aqui encontrei bastante. Está tudo muito bonito”, disse ela.
Na sexta-feira, dia 22, o Baile da Melhor Idade levou dezenas de pessoas para dançarem ao som da banda Imigrante. O casal Estevam, 76 anos, e Heda Almeida, 70 anos, respectivamente rei e rainha do Clube Primavera de Novo Hamburgo, era um dos mais animados. “Nos divertimos bastante. Esses eventos mostram o quanto os grupos são unidos na cidade”, declarou Estevam. O baile contou com a parceria da Coordenadoria de Políticas Para as Pessoas Idosas (CPIdosos).
A Feira Colonial, área de comércio de alimentos como tortas, cucas e bolos foi outro espaço muito visado. Paralelamente à Festa do Colono ainda foi realizada a 1ª Expomel e a 2ª Festa do Turismo Rural, que ofereceu passeios turísticos por Lomba Grande, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo (SEDETUR).
Explicação:
resumindo: A Festa do Colono Alemão ou Bauernfest é um festival que ocorre em homenagem aos imigrantes alemães anualmente no mês de junho no município de Petrópolis, região serrana do estado do Rio de Janeiro