Biologia, perguntado por avengerszoeiraowjmrj, 11 meses atrás

fale sobre a cromatina e sobre a cromatina sexual.

Soluções para a tarefa

Respondido por leeviny
5

Cromatina é o complexo de DNA (RNA) e proteínas que se encontra dentro do núcleo celular nas células eucarióticas. Os ácidos nucléicos encontram-se geralmente na forma de dupla-hélice. As principais proteínas da cromatina são as histonas.

Cromatina sexual, também chamado de corpúsculo de Barr, é o nome dado ao cromossomo X inativo e condensado das células que constituem as fêmeas de mamíferos.

Nos seres humanos, cada célula feminina possui dois cromossomos X (um de origem materna e outro paterna), acontecendo condensação ao acaso de um destes cromossomos. No gênero masculino, exceto a ocorrência de síndrome de Klinefelter, os organismos não apresentam cromatina sexual.


avengerszoeiraowjmrj: Muito obrigado!
Respondido por barrosluca97
9
A cromatina é todo o conjunto de cromossomos em forma de filamentos visível (ao microscópio) no núcleo celular de uma célula em interfase (enquanto não está se dividindo). Nesse estágio do ciclo celular, cada filamento cromossomial é chamado de cromonema. Então, é o conjunto dos cromonemas que constitui a cromatina.
Já a cromatina sexual (ou corpúsculo de Barr) é especificamente um dos cromossomos sexuais (nos mamíferosum dos "X"  femininos) que fica normalmente inativado e se apresenta, ao microscópio, como uma pequena "mancha globular" (quando recebe um corante específico) na periferia interna do núcleo.
Dessa forma, pela observação, ao microscópio, de células somáticas (como as obtidas de uma simples raspagem da mucosa oral (parte interna da bochecha), é possível identificar o sexo biológico do "dono" dessas células: nos mamíferos (espécie humana incluída) se aparecer 1 cromatina sexual, o sexo é feminino; a ausência dessa cromatina indica sexo masculino (pois o par sexual é XY e o único cromossomo X fica ativo na "cromatina geral").
Em outras classes, como nas aves, as fêmeas é que têm cromatina sexual negativa.
Caso apareçam discrepâncias (p. ex., 1 cromatina num fenótipo masculino ou mais de 1 cromatina...) isso poderá diagnosticar (junto ao exame físico e de cariótipo) alguma anomalia cromossômica sexual.
No anexo, fotos de núcleos de células de mamíferos  sem - e com -corpúsculo de Barr.

Espero ter ajudado.
Anexos:
Perguntas interessantes