Geografia, perguntado por adriellyvitoriabatis, 11 meses atrás

fale sobre a croácia indústializada .E sua relação com o nível de industrialização

Soluções para a tarefa

Respondido por gomestulioc93
0

Resposta:

A Croácia é uma das repúblicas mais desenvolvidas da ex-Iugoslávia, cuja independência foi obtida no dia 25 de junho de 1991, através de um plebiscito. No entanto, esse processo de independência desencadeou uma guerra civil com a minoria sérvia que habita a região, enfrentando ainda um forte movimento separatista sérvio na sua província de Krajina, na fronteira com a Bósnia.

Localizada na Europa e com extensão territorial de 56.538 quilômetros quadrados, a Croácia possui fronteiras com a Eslovênia, Hungria, Sérvia e Bósnia-Herzegovina, além de ser banhada pelo mar Adriático. O território está situado a leste do Meridiano de Greenwich, portanto, o país pertence ao Hemisfério Oriental; localizada ao norte da Linha do Equador, a Croácia integra o Hemisfério Setentrional.

O país é habitado por cerca de 4,4 milhões de pessoas, sendo a densidade demográfica de 78 habitantes por quilômetro quadrado. Aproximadamente 57% da população reside em áreas urbanas. Zagreb, capital nacional, é a cidade mais populosa: 690 mil habitantes.

A economia é impulsionada pela concentração de indústrias têxteis, químicas e mecânicas na cidade de Zagreb. Outros destaques são as siderurgias e petroquímicas que se desenvolvem na região.

O turismo é outra importante fonte de receita, o país possui 1.135 ilhas e um litoral de 5.789 quilômetros, além de cidades milenares, como Dubrovnik (considerada patrimônio da humanidade), as ruínas gregas e romanas e o Palácio de Diocleciano, construído no fim do século III para ser o retiro do imperador romano. O país recebe cerca de 8 milhões de visitantes por ano, conforme dados do Ministério da Cultura da Croácia.

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) croata é alto: 0,767. Os serviços de saneamento ambiental são destinados a 98% das residências do país, fato que reflete na baixa taxa de mortalidade infantil: 6 óbitos a cada mil nascidos vivos. Entretanto, o grande problema nacional é a reconstrução da infraestrutura das regiões destruídas durante a invasão dos sérvios.

Perguntas interessantes