Fale sobre a colocação “ Novos Governos, Velhos problemas:
O que defendia o Liberalismo Político?
O que defendia o Liberalismo econômico?
O que foi o Nacionalismo?
O que foi o movimento anarquista?
Defina o Socialismo Marxista:
Como foi a revolução de 1830?
Como foi a revolução de 1848, na frança?
Fale sobre a segunda República francesa:
Fale sobre a Comuna de Paris.
Como foi o processo da Unificação Italiana?
11a) O que foi a Questão Romana?
Como foi o processo da Unificação Alemã?
Fale sobre a Liderança de Bismarck:
por favor preciso da resposta hoje!
Soluções para a tarefa
Resposta:
Liberalismo é uma filosofia política e moral baseada na liberdade, consentimento dos governados e igualdade diante da lei. ... O liberalismo começou a alcançar notoriedade durante o Iluminismo, quando se tornou popular entre filósofos e economistas.
A ideia central do liberalismo econômico é a defesa da emancipação da economia de qualquer dogma externo a ela mesma, ou seja, a eliminação de interferências provenientes de qualquer meio na economia. Tal teoria surgiu no final do século XVIII, tendo em François Quesnay um dos seus principais teóricos
Nacionalismo é uma ideologia surgida no século XIX quando se afirmavam os Estados-Nações na Europa.
O termo é utilizado para descrever o sentimento e a atitude que os integrantes de uma nação têm quando forma a identidade nacional.
O Nacionalismo surge após Napoleão conquistar grande parte da Europa. Contra a resistência ao general francês surge a ideia de fortalecer características próprias de cada país a fim de se diferenciar do invasor.
O anarquismo é um sistema político, filosófico e ideológico que corresponde à ausência de governo, ao fim do Estado e da autoridade por ele imposta.
O significado do termo é de origem grega “ánarkhos”, que quer dizer “sem governo” e “sem poder”.
Na atualidade, o termo adquiriu uma simbologia negativa e equivocada. É muitas vezes associada à desordem ou à ausência de regras, utilizada como sinônimo de caos.
para se referir a uma sociedade governada por um governo científico, ou seja, aquele cuja soberania repousa sobre a razão, ao invés de pura vontade: ... Mais tarde, em 1880, Friedrich Engels usou o termo para descrever a teoria sócio-político-econômica de Karl Marx.
Sob a liderança do duque Luís Felipe, jornais, estudantes, burgueses e trabalhadores iniciaram manifestações e levantes que conduziriam a Revolução de 1830. Por meio da intensa ação de populares que organizaram as chamadas “jornadas gloriosas”, o rei Carlos X abdicou o trono e buscou imediato exílio na Inglaterra.
No ano de 1830, os franceses extinguiram os anseios da restauração monárquica ao expulsarem a dinastia Bourbon do poder. Em seu lugar, com o expresso apoio da burguesia nacional, Luís Filipe de Orleans assumiu o governo com o claro intuito de firmar os avanços liberais na Constituição Francesa.
A Segunda República Francesa, foi o governo republicano da França entre 1848, a Revolução de 1848, e do golpe por Luís Napoleão Bonaparte, que iniciou o Segundo Império Francês. É adotado oficialmente o lema Liberté, Égalité, Fraternité
A Comuna de Paris foi considerada a primeira experiência histórica de governo popular. ... A criação da Comuna de Paris ocorreu no contexto da Guerra Franco-Prussiana, que vigorou entre 1870 e 1871, resultando na vitória da Prússia e na unificação dos estados germânicos, dando origem ao Reich (Império) Alemão
A unificação da Itália foi um processo de união entre os vários reinos que compunham a Península Itálica, após a expulsão dos austríacos. Ocorreu na segunda metade do século XIX e terminou em 1871. Com isto, os reinos passaram a formar um só país, o Reino da Itália, sob o reinado de Victor Manuel II.
A Questão Romana refere-se à disputa territorial ocorrida entre o governo italiano e o papa durante os anos de 1861 a 1929, que culminou na criação do Vaticano pelo Tratado de Latrão durante o governo de Benito Mussolini
A partir da vitória na Guerra Franco-Prussiana, a unificação alemã foi concluída e, assim, foi formado o Segundo Reich, ou Segundo Império Alemão, com a proclamação de Guilherme I como kaiser, ou seja, imperador. Otto von Bismarck seguiu como primeiro-ministro após o surgimento do Império Alemão.
Enquanto primeiro-ministro do reino da Prússia (1862-1890), unificou a Alemanha, depois de uma série de guerras, tornando-se o primeiro chanceler (1871-1890) do Império Alemão. ... Tornou-se conhecido como o "Chanceler de Ferro" (Eiserner Kanzler). A política de Bismarck pautou-se pelo nacionalismo e pelo militarismo.
Explicação: