Fale sobre a burguesia na Idade média?
Soluções para a tarefa
Resposta: O termo burguesia se refere à classe social dominante no sistema capitalista, composta pelos proprietários das mercadorias ou do capital. A burguesia nasceu no final da Idade Média, com a expansão do comércio e das cidades medievais. A palavra vem de "burgos", que significa "fortaleza" ou "cidade". O conceito de burguesia mudou ao longo do tempo: na Idade Média, era um comerciante. Durante a Revolução Industrial, banqueiros e empresários.
O surgimento da burguesia
No final da Idade Média, a Europa passava por transformações nos campos político, econômico, social e cultural. Durante este período, o sistema feudal entrou em declínio e a quantidade de terras não era mais um sinal de riqueza. A partir de agora, a quantidade de dinheiro que tornará uma pessoa considerada rica. Ao mesmo tempo, a política mudou. No processo de formação de uma monarquia nacional, os senhores feudais não têm mais poderes e estes tornam-se reis (despotismo). Com a eclosão da Reforma Protestante, até a religião mudou. Nesta nova era, um grupo de pessoas vai se dedicar principalmente ao comércio e às transações comerciais. O local de trabalho será a cidade chamada Berg, então quem mora lá será chamado de "burguesia". A burguesia defendeu valores que não eram familiares à sociedade medieval, como liberdade pessoal, livre comércio, religião e direitos civis.
Ao mesmo tempo, a Europa estava passando por um chamado "renascimento comercial" por meio das Cruzadas, e se expandiu para o exterior nos séculos XV e XVI. Tudo isso permite ampliar as relações comerciais e desenvolver o comércio interno em cidades expositivas. Desta forma, o crescimento das cidades é um fator importante na formação da burguesia. A burguesia se reunia em "guildas" ou "empresas de artesanato", que consistiam em associações profissionais que defendiam os interesses de seus membros. Com o fortalecimento do comércio, os nobres, que antes eram detentores do poder, estão perdendo espaço para a burguesia. Os servos que trabalhavam para a nobreza e o clero viram o crescimento do comércio, da sociedade, da economia e da política. Portanto, a classe burguesa se consolidou e passou a exigir espaço político. Isso aconteceu por meio de várias revoluções, entre as quais podemos destacar a Revolução Francesa em 1789 e a Revolução Industrial nos séculos XVIII e XIX.