fale sobre 5 problemas das cidades e dê dicas, ideias de como solucionar esses problemas
Soluções para a tarefa
Resposta:Poluição do ar
A agenda ambiental das cidades que se propõem a mudar a qualidade de vida das pessoas, de modo geral, propõe destaque à qualidade do ar, sendo esse um dos principais assuntos tratados nas conferências ambientais.
Consequências diretas à saúde da população são percebidas facilmente quando o ar dos espaços urbanizados está carregado de toxinas. Problemas respiratórios já fazem parte do cotidiano nas grandes metrópoles.
Durante a queima de combustíveis fósseis, como hidrocarbonetos e carvão mineral, ocorre a liberação de gases para a atmosfera, sendo este o principal motivo da sua contaminação.
Os combustíveis dessa natureza estão entre as principais fontes de energia primária no mundo, movimentando carros, motos, ônibus, caminhões, navios e aviões, e contribuem significativamente para o Efeito Estufa.
Logo, é um assunto que merece muita atenção. Nas últimas décadas, a poluição do ar vem aparecendo como uma das principais questões ambientais das grandes cidades entorno do aquecimento global.
Poluição sonora
Existem, no ambiente urbano, inúmeros estímulos externos que facilitam o desenvolvimento do estresse na população. Nas regiões metropolitanas, são comuns os ruídos produzidos por automóveis, fábricas, pessoas trabalhando, etc.
É verdade que, a poluição sonora não se acumula no espaço, como as outras situações poluentes, porém, ela é responsável por causar sérios danos à saúde, pois a exposição direta a barulhos intensos pode comprometer a audição e o bem-estar das pessoas.
Poluição visual
O excesso de estímulos visuais na paisagem das grandes cidades é constituído, em grande parte, por propagandas que oferecem produtos e serviços. Você já reparou a disputa entre outdoors, faixas e placas nas ruas da sua região?
Essas comunicações, quando instaladas de maneira indevida, constituem vários problemas urbanos, dentre os quais podemos destacar:
a modificação do espaço público, a fim de veicular interesses particulares;
a deterioração da paisagem urbana e a degradação dos elementos naturais, como vegetação, rios e lagos;
o prejuízo na percepção do espaço, referente à referenciação espacial e localização, além do trânsito de pessoas nas cidades.
Esgoto
O alto teor de matéria orgânica que os mananciais de água dos centros urbanos recebem, através do esgoto doméstico e industrial, é a razão da poluição desses corpos d’água.
A deposição de resíduos sólidos, diretamente no solo ou na água, como os vazadouros a céu aberto, também compromete de maneira significativa a qualidade dos reservatórios hídricos da cidade.
Infelizmente, o descomprometimento quanto às políticas públicas relacionados ao saneamento básico, é um dos principais problemas urbanos no Brasil.
Problemas sociais urbanos
Nesta seção do artigo, você vai entender sobre os principais problemas sociais encontrados nas grandes cidades. Confira!
Violência urbana
O crescimento desordenado das cidades intensificou o problema da violência urbana. É correto dizer que essa situação acontece em função de fome, miséria e desemprego, encontrados, principalmente, em países subdesenvolvidos.
No Brasil, a violência urbana é reflexo de políticas públicas ineficientes, que não resolvem as situações de risco e não conseguem sanar lacunas do desenvolvimento dos cidadãos, como o acesso à direitos fundamentais.
Mobilidade urbana: problemas e soluções
A mobilidade urbana pode ser caracterizada como a maneira que as pessoas utilizam para se locomoverem. Para a realização de uma análise avaliativa da mobilidade urbana, é necessário levar em conta os seguintes fatores:
organização territorial;
intensidade do fluxo de automóveis nas vias de transporte da cidade;
tipos de transporte utilizados.
No contexto brasileiro, como problemas de mobilidade urbana, podemos citar:
sobrecarga de espaço;
limitação do fluxo de pessoas e mercadorias;
alto índice de acidentes fatais;
ineficiência do transporte público;
poluição do meio ambiente.
Podemos destacar, ainda, que a ausência de políticas públicas para a melhoria do transporte público resulta, consequentemente, na procura por um meio de transporte particular.
Isso gera um ciclo vicioso, pois, quanto mais carros há nas ruas, mais difícil se torna a implementação de uma mobilidade urbana eficiente, além de que acontece o aumento na emissão de dióxido de carbono.
Lembre-se de que a falta de mobilidade urbana no Brasil é um problema recorrente.
Existem, porém, algumas propostas de solução desse problema que merecem a atenção de todos os moradores das grandes cidades. Veículos a trilho, como o metrô, é uma alternativa eficiente e de energia limpa, por exemplo.
Há, ainda, os ônibus limpos, que usam combustível alternativo para não poluírem. Ciclovias também são ótimas opções de transporte, além de fazerem bem para a saúde da população.
Explicação: