Ed. Física, perguntado por layso1578, 8 meses atrás

FALE SOBRE 2 ESPORTES OLÍMPICOS JÁ EXTINTOS.
ed.física

Soluções para a tarefa

Respondido por anapriluyze
2

Resposta:

Pancrácio.

Corrida de bigas.

Explicação:

Pancrácio (em grego: Παγκράτιον; transl.: Pankrátion) foi uma antiga arte marcial e antigo desporto de combate sem armas, que segundo a mitologia grega teve início com os heróis Héracles e Teseu.[carece de fontes]. Uma mistura de boxe clássico e luta olímpica com golpes e técnicas de lutas que incluem socos, chutes, cotoveladas, joelhadas, cabeçadas, estrangulamentos, agarramentos, quedas, arremessos, derrubadas, imobilizações, torções, chaves e travamento das articulações.

Tudo era permitido, com excepção de enfiar os dedos nos olhos, atacar a região genital, arranhar ou morder. A vitória ocorria quando um dos atletas já não conseguia continuar a lutar, levantando um dedo para que o juiz se apercebesse.

A origem do pancrácio o credencia como o “tataravô do MMA”. Suas regras foram desenvolvidas a partir do wrestling (luta livre) e do pugilato (antecedente do boxe), acrescidas de outras ferramentas que lhe deram um tom mais agressivo e menos elegante que suas artes de origem.[1]

Teve a sua primeira aparição em Jogos Olímpicos na 33a olimpíada (648 a.C.), quando o vencedor foi o gigante Ligdamis de Siracusa, que conseguia medir o estádio com seus pés, em apenas 600 passos.

Corrida de bigas (em grego: ἁρματοδρομία; transl.: harmatodromía; em latim: ludi circenses) foi um dos mais populares esportes iranianos, gregos antigos, romanos e bizantinos. As corridas eram perigosas para os pilotos e cavalos, já que muitas vezes sofriam ferimentos graves e até a morte, mas esses perigos aumentavam a excitação e o interesse dos espectadores. Podiam ser vistas por mulheres que foram proibidas de assistir a muitos outros esportes. Na forma romana, eram realizadas em circos e as equipes representavam diferentes grupos de financiadores, que às vezes competiam pelos serviços de motoristas particularmente habilidosos.

Como em esportes modernos, os espectadores geralmente optavam por apoiar um único time, identificando-se fortemente com suas fortunas, e a violência às vezes irrompe entre facções rivais. As rivalidades às vezes eram politizadas, quando as equipes se associavam a idéias sociais ou religiosas concorrentes. Isso ajuda a explicar por que imperadores romanos e bizantinos tomaram o controle das equipes e nomearam muitos funcionários para supervisioná-los. O esporte perdeu importância no Ocidente após a queda de Roma. Sobreviveu por um tempo no Império Bizantino, onde as facções romanas tradicionais continuaram a desempenhar papel proeminente durante vários séculos, ganhando influência em questões políticas. Sua rivalidade culminou na Revolta de Nica, que causou o declínio gradual do esporte.

Espero ter ajudado!!!

Bons estudos! ヾ(•ω•`)o

Perguntas interessantes