Ed. Técnica, perguntado por savyorighy, 1 ano atrás

Fale quais os Tipos, Definições e Aplicações dos Secadores de AR

Soluções para a tarefa

Respondido por Giuliarayssa
0
A utilização de ar comprimido é considerada por muitas empresas como uma das mais importantes formas de energia, sendo insubstituível em diversas aplicações. 
Atualmente, cerca de 5 bilhões de toneladas de ar são comprimidas por ano em todo o planeta, gerando um consumo de 400 bilhões de kWh a um custo de 20 bilhões de dólares. Esses dados revelam a importância do sistema para as grandes indústrias.
No entanto, apesar de sua relevância, a utilização de ar comprimido requer alguns cuidados especiais e um consumo consciente evitando, principalmente, a presença de água no processo. 
Para o engenheiro Leandro Di Petta, da HBR Ar Comprimido, um dos fatores que requerem mais atenção nesse procedimento é o fato de que o ar ambiente, que é admitido pelos compressores, possui umidade na forma de vapor. “O processo de compressão faz com que o ar diminua de volume e tenha um grande aumento de temperatura. Neste ponto a umidade presente no ar continua em estado de vapor. Após a descarga do compressor ocorrerá o resfriamento do ar, devido o contato com o ambiente, em pressão constante. Devido ao resfriamento umidade presente no ar em forma de vapor condensa e então surge a água no ar comprimido”, explica o especialista. 
O ar comprimido com água é prejudicial em qualquer utilização, mesmo em aplicações simples como limpeza ou enchimento de pneus. A água também acelera o processo de corrosão de tubulações, instrumentos, ferramentas ou qualquer outro dispositivo pneumático. Para evitar essa situação é necessário a utilização dos secadores de ar comprimido. “Esse equipamento é fundamental para retirada da água do ar comprimido que, na forma condensada ou de vapor saturado ocasiona vários danos na aplicação do ar comprimido. O secador é aplicado em todo processo em que haja compromisso com qualidade e produtividade, seja na automação, transporte pneumático, pintura etc.”, diz o engenheiro Jayme M. Bydlowski, diretor da HB Soluções em Ar Comprimido.
O engenheiro Fernando Nogueira, da Kaeser Compressores do Brasil, concorda que a presença de água pode comprometer todo o processo de compressão de ar. “Em uma empresa que utiliza compressores, fatalmente teremos água na linha depois da compressão do ar e posterior passagem pelo resfriador. Explico: o ar comprimido está em uma temperatura muito elevada e quando passa pelo resfriador ...
Perguntas interessantes