Artes, perguntado por franciscaregineidego, 7 meses atrás

Fale os significados das inteligências da arte a seguir:

Linguística,lógico-matemático,
espacial,corporal cinestésica,
intrapessoal,interpessoal, naturalista e existêncial.​

Soluções para a tarefa

Respondido por JoaoPedro826
1

Resposta:

1. Espacial

A inteligência espacial está ligada à capacidade de processar informações tridimensionais e diferenciar cores, linhas, espaços, figuras e formas. As pessoas que têm essa competência costumam associar imagens a conteúdos e situações para conseguirem fixar o contexto, já que são boas observadoras.

O professor pode produzir projetos voltados para a criação de cenários para peças de teatro, pedir apresentação de trabalhos multimídia e realizar projetos com diagramas, obras de arte e outras formas visuais.

Ela também pode ser explorada por atividades como quebra-cabeças, jogos de montar e desmontar e o que mais estiver expressado em imagens. 

2. Corporal e cinestésica

Essa inteligência está relacionada com as pessoas que têm boa coordenação corporal, reflexos apurados e movimentos precisos. Portanto, funciona mais com tarefas práticas, exercícios físicos e quando os estudantes colocam suas habilidades para funcionar.

Uma boa forma de explorar essa facilidade na educação é realizar aulas práticas com montagens, construções de objetos e simulações. A utilização de computadores também pode ser útil, assim como é fundamental mesclar momentos teóricos e práticos durante o aprendizado.

3. Musical

Pessoas que têm facilidade para distinguir sons, compor músicas, tocar instrumentos musicais e aprender ritmos e canções se encaixam nesta categoria. A música também tem relação com as emoções, ajudando a incentivar a sensibilidade.

De forma lógica, a melhor maneira de estimular essa inteligência é por meio de atividades que envolvam elementos sonoros.

4. Intrapessoal

Esse indivíduo apresenta característica introspectiva e costuma ser solitário e mais tímido. Ele alcança melhor desempenho quando consegue ficar à vontade. Na educação, tende a se identificar com atividades de escrita, pesquisa, projetos independentes e qualquer tarefa que não envolva a interação com outros estudantes.

Para explorar suas melhores características, é importante trabalhar com pesquisas e projetos independentes, dando espaço para que ele utilize todo o seu potencial reflexivo e lógico durante essas tarefas.

5. Interpessoal

Esse tipo de inteligência se refere à capacidade de interagir e lidar com pessoas. Quem tem essas habilidades normalmente apresenta capacidade de ensinar e liderar, além de gostar de participar de projetos que envolvam várias pessoas. 

Os estudantes que têm essa característica demonstram melhor desempenho em atividades com equipes esportivas, grupos de discussões e organização de eventos, trabalhos de pesquisa em grupo ou mesmo em duplas.

6. Lógico-matemática

Essa é uma das habilidades mais conhecidas e trata da capacidade de identificar padrões lógicos em linhas de raciocínio. Desse modo, o estilo está diretamente relacionado aos números. As pessoas que têm esse fator determinante conseguem desenvolver raciocínios lógicos e solucionar problemas facilmente.

Várias estratégias educacionais podem ser usadas para atingir quem tem essa característica. Eles gostam de aprender por meio de resolução de problemas, classificações, tabelas e gráficos. A utilização de jogos é muito eficiente, já que eles desenvolvem um interesse maior por atividades que abarcam competição e classificação.

7. Linguística

A linguística é a capacidade de usar a linguagem na transmissão de ideias, tanto na forma escrita quanto na oral. As pessoas que têm facilidade nessa área conseguem aprender rapidamente línguas estrangeiras, além de se expressar bem pela fala e escrita.

Portanto, a leitura e a produção de textos, como resenhas e resumos, são as atividades que facilitam o aprendizado. Os professores podem utilizar concursos de redação, estimular a criação de peças de teatro e realizar debates para aproveitar essas características.

8. Existencial

Quem tem a inteligência existencial gosta de abordar assuntos como a formação do mundo, o sentido da vida e questionar a existência humana. Ela está ligada aos hábitos familiares e suas crenças.

O desenvolvimento dessa característica pode ser dado por meio da escola e das famílias. O hábito de questionar e querer compreender o funcionamento do universo deve ser estimulado pelos pais e colégio por meio de conteúdos e conversas sobre o assunto.

9. Naturalista

Tem a ver com a sensibilidade à natureza, aos animais e ao meio ambiente. Os assuntos relacionados a esse mundo trazem grande empolgação e envolvimento. Uma forma de estimular essa competência é por meio de atividades ao ar livre, como vivenciar experiências na natureza, cuidar de animais e ter contato com as plantas.

Explicação:

Bons estudos!!!


franciscaregineidego: muito obrigada sério
JoaoPedro826: De nada
franciscaregineidego: ✨✨
Perguntas interessantes