Fale de maneira geral sobre a Revolução Francesa (1789) fatores que levaram a sua ocorrência, suas fases e suas consequências para a sociedade francesa e sua influência sobre o mundo atual.
Soluções para a tarefa
Pode se dizer que a Revolução Francesa teve relevante papel nas bases da sociedade de uma época, além de ter sido um marco divisório da história dando início à idade contemporânea. Em 1789, a população da França era a maior do mundo, e era dividida em três estados: clero (1º estado), nobreza (2º estado) e povo (3º estado).A economia francesa passava por uma crise, mais da metade da população trabalhava no campo, porém, vários fatores ( clima, secas e inundações), pioravam ainda mais a situação da agricultura fazendo com que os preços subissem, e nas cidades e no campo, a população sofria com a fome e a miséria. Em 1790, a Assembleia Constituinte reduziu o poder do clero confiscando diversas terras da Igreja e pôs o clero sob a autoridade do Estado. Essa medida foi feita através de um documento chamado “Constituição Civil do Clero”. Porém, o Papa não aceitou essa determinação. Sobraram duas alternativas aos sacerdotes fiéis ao rei. Sair da França Lutar contra a revolução.
Principais tópicos dessa constituiçãoIgualdade jurídica entre os indivíduos Fim dos privilégios do clero e nobreza Liberdade de produção e de comércio (sem a interferência do estado)Proibição de greves Liberdade de crença Separação do estado da Igreja Nacionalização dos bens do clero Três poderes criados (Legislativo, Executivo e Judiciário) nova constituição estabelecia a continuidade do regime republicano que seria controlado pelo Diretório (1795 - 1799). Neste período houve várias tentativas para controlar o descontentamento popular e afirmar o controle político da burguesia sobre o país.Durante este período, a França voltou a receber ameaças das nações absolutistas vizinhas agravando a situação.