Fale da transmissão indireta dos microrganismos?
Soluções para a tarefa
-Transmissão direta ou contágio: é a rápida transferência do agente etiológico, sem interferência de veículos e pode ocorrer de duas formas distintas:
- Transmissão direta imediata: transmissão na qual existe um contato físico entre o reservatório ou fonte de infecção e o novo hospedeiro suscetível.
- Transmissão direta mediata: transmissão na qual não existe contato físico entre o reservatório ou fonte de infecção e o novo hospedeiro. A mesma ocorre por meio das secreções oronasais transformadas em partículas pelos movimentos do espirro e que, tendo mais de 100 micras de diâmetro, têm capacidade de conduzir agentes infecciosos existentes nas vias respiratórias. Essas partículas são chamadas “gotículas de flügge”.
Transmissão indireta: é transferência do agente etiológico por meio de propagadores animados ou inanimados. A fim de que a transmissão indireta possa ocorrer, torna-se essencial que os agentes sejam capazes de sobreviver fora do organismo durante um certo tempo; e que existam propagadores que transportem os microrganismos ou parasitas de um lugar a outro.
Entende-se por propagador o ser animado ou inanimado que transporta um agente etiológico. Não são consideradas como propagadores as secreções e excreções da fonte de infecção, que são, na realidade, um substrato no qual os microrganismos são eliminados.
A transmissão indireta por propagador animado ou vetor é aquela que se dá por meio de um artrópode que transfere um agente infeccioso do reservatório ou fonte de infecção para um hospedeiro suscetível.