Falava-se, antes, de autonomia da produção para significar que uma empresa, ao assegurar uma produção, buscava também manipular a opinião pela via da publicidade. Nesse caso, o fato gerador do consumo seria a produção. Mas, atualmente, as empresas hegemônicas produzem o consumidor antes mesmo de produzirem os produtos. Um dado essencial do entendimento do consumo é que a produção do consumidor, hoje, precede a produção dos bens e dos serviços.SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000 (adaptado).O tipo de relação entre produção e consumo discutido no texto pressupõe o(a)A aumento do poder aquisitivo.B estímulo à livre concorrência.C criação de novas necessidades.D formação de grandes estoques.E implantação de linhas de montagem.
Soluções para a tarefa
Olá,
Analisando todo contexto exposto no texto de Santos, bem como a compreensão do atual contexto sociocultural e, deste modo, estabelecendo as inferências e paralelismos necessários, torna-se possível estabelecer uma relação de conceito e atribuição desenvolvida pela cadeia produtiva, de modo a perpetuar e viabilizar o consumo, logo, uma relação entre a produção e o consumo.
É pertinente ressaltar que, no contexto atual, por meio da consolidação e disseminação de uma ideia de massa, as empresas fabricam e produzem novas necessidades no indivíduo que, por muitas vezes e ocasiões, não são altamente necessários, mas que, devido uma ideia incutida e propagada pelo meio cultural aparentam ser de urgente satisfação, estimulando o consumo.
De tal maneira, é por meio da criação de novas necessidades que as empresas fabricam seus consumidores que, ao seu passo, consomem o que é produzido pelas próprias empresas de início.
Assim, temos como correta a Alternativa C.
Bons estudos!