Ed. Física, perguntado por gabrielcardososodre7, 10 meses atrás

falar sobre voleibol

Soluções para a tarefa

Respondido por Dias06059
1

Resposta:

Em resumo, a história do voleibol tem início em 1895 nos Estados Unidos. William George Morgan é o representante da criação desse esporte. Morgan era diretor de Educação Física da Associação Cristã de Moços (ACM) em Massachusetts.

Na associação, surgiu a necessidade de criar uma modalidade esportiva que fosse prazerosa para homens da faixa etária de 40 a 50 anos de idade. A atividade deveria ser em uma quadra, e ao mesmo tempo sem tantos contatos físicos como no basquetebol.

No início, o voleibol não tinha rotação entre jogadores, nem algumas posições ou regras que existem atualmente. Entretanto, Morgan talvez ainda reconheceria o voleibol atual porque ele é o único dos esportes com rede em que a bola deve estar em fluxo, no ar.

Nessa primeira versão, o voleibol se chamava Minonette. Depois que o esporte foi apresentado em instituições, ser popularizado e criado regras mais específicas, ele recebeu o nome de Volleyball.

As regras do voleibol foram se instituindo ao longo do tempo. Por exemplo, foi em 1922 que a regra dos três toques por equipe foi decidida. Foi também nesse desenvolvimento que outros países passaram a receber o esporte, como o Canadá, em 1900, o Japão em 1908, o Uruguai em 1912 e mais tarde o Brasil.

História do voleibol no Brasil

A data em que o voleibol chegou ao Brasil diverge entre 1915 e 1916. Na primeira data, teria sido jogado no Colégio Marista de Pernambuco. Na segunda, foi praticado na Associação de Cristãos e Moços de São Paulo.

Algumas instituições, como o Fluminense F. C. incentivaram a prática do voleibol. Em 1924 foi criado o Departamento de Voleibol da Associação Metropolitana de Esportes Atléticos, no Rio de Janeiro. O sistema de regras adotado no Brasil foi bastante semelhante ao norte-americano.

Entretanto, inicialmente o voleibol se restringiu como um esporte elitista. Nos primeiros campeonatos, o Brasil não teve nenhuma projeção internacional. Em 1975, Carlos Arthur Nuzman entrou no cargo de presidente da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), e conseguiu chamar uma maior atenção de empresas para o esporte.

Em 1984, uma equipe brasileira conquistou uma medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Los Angeles. Em 1993, o Brasil derrotou a equipe italiana na Liga Mundial de Voleibol, chegando ao topo da competição.

Atualmente, o voleibol é um dos esportes mais importantes e praticados no Brasil, ao lado do futebol. Internacionalmente, as equipes brasileiras também possuem maior projeção.

Fundamentos do voleibol

Uma partida de voleibol de alto rendimento pode durar de uma hora e meia até duas horas. O jogo é levado adiante por meio de determinados movimentos, que são os fundamentos do voleibol. As definições e os termos são variáveis, mas podem ser eles: o saque, a recepção, o levantamento, o ataque e a defesa.

Saque: é o primeiro movimento do jogo, no qual um jogador no fim da área de sua equipe deve enviar a bola no campo adversário;

Recepção: pode ser o primeiro toque na bola que vai receber o saque do adversário, visando preparar a equipe para o ataque;

Levantamento: o levantamento visa levar adequadamente e na melhor posição a bola para o jogador que irá fazer o ataque;

Ataque: é chamado também de “cortada”, no qual o jogador levará a bola ao campo do adversário, visando ganhar pontos;

Bloqueio: o bloqueio é feito por um ou mais jogadores que se preparam para defender o ataque do time adversário, podendo até mesmo rebater a bola.

Há diversas técnicas e formas que esses movimentos são realizados no voleibol. Todos eles visam manter a bola no ar, em constante ligação de passe entre os jogadores do mesmo time. O objetivo é fazer a bola cair no chão do adversário, seja pelo ataque, pelo bloqueio, ou mesmo um saque que não consegue ser bem recebido pelo oponente.

Perguntas interessantes