Falar sobre o Doping: punições e como é feito o exame ante doping nos esportes
Soluções para a tarefa
Ele acontece logo depois das provas. Todos os testes são feitos a partir de amostras de urina. E há basicamente quatro tipos de substâncias proibidas. Elas começam pelos estimulantes, que excitam o sistema nervoso.
punições: Vários fatores influenciam na punição dada a um atleta, desde a gravidade da infração até a intencionalidade. Ele pode receber desde uma advertência pública até ser banido do esporte para sempre.
Resposta:
Doping é o uso de drogas ou de métodos específicos que visam aumentar o desempenho de um atleta durante uma competição. O doping é proibido nos esportes porque, além de prejudicar a saúde, trata-se de uma conduta antiética do atleta ao proporcionar uma vantagem competitiva desleal em relação aos outros atletas.
- As substâncias proibidas são agrupadas nas seguintes categorias:
- Estimulantes: reduzem a fadiga e aumentam a adrenalina.
- Narcóticos: diminuem a sensação de dor.
- Esteróides anabólicos: aumentam a força muscular.
- Diuréticos: usadas para controlar o peso e também para mascarar o doping.
- Betabloqueadores: diminuem a pressão arterial do atleta. São usados em competições de tiro e arco e flecha para manter estáveis as mãos do atleta.
- Hormônios peptídeos e análogos: aumentam o volume e a potência dos músculos
Outro método proibido é o doping sanguíneo, uma transfusão em que o sangue do atleta é injetado nele mesmo, para aumentar o oxigênio nos tecidos.
- Esteroides anabólicos O uso de esteroides anabólicos pelos atletas em todo o mundo vem se tornando cada vez mais frequentes, apesar de todas as recomendações médicas em contrário e do vigor das leis de controle de dopagem. Essas substâncias são derivadas da testosterona, um hormônio sexual masculino.
- Exame Antidoping O controle de dopagem é feito através do exame antidoping que consiste na recolha de uma amostra de urina do atleta imediatamente após o fim de uma competição. Também é frequente a realização de exames surpresa nos atletas.