História, perguntado por rafaelagirl, 8 meses atrás

Falar sobre a história do Brasil na década 70?

Soluções para a tarefa

Respondido por willysresplande
1

Resposta: Durante toda a década dos anos 70 houve uma ditadura militar no Brasil como forma de governo. Foi neste período que o regime atingiu seu auge popular, graças ao 'milagre econômico', coincidindo com o momento que aplicava censura em todos os meios de comunicação, torturava e exilava.

Explicação mais detalhada:

Período marcado por guerras, ditaduras e novos estilos musicais

Os anos 70, também conhecido como década de 1970 ou década de 70, refere-se ao período na história entre o dia 1° de janeiro de 1970 e o dia 31 de dezembro de 1979.

A década de 1970 foi marcada por um abalo das ideias dos ícones existentes nos anos 60, levando ao surgimento de diversas manifestações mais desregradas, como festivais de rock ao ar livre, pregando amor, drogas e vida alternativa.

Política nos anos 70

Os anos 70 foram marcados por diversos acontecimentos políticos. Três tiveram grande destaque, sendo: a Revolução dos Cravos, que aconteceu em Portugal, no dia 25 de Abril de 1974; a Independência das colônias portuguesas na África, ou seja, os países de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe; e o crescimento de regimes ditatoriais na Grécia, Espanha e América Latina.

Tanto na Angola quanto em Moçambique se iniciou uma guerra civil, sendo, respectivamente, a guerra civil de Angola e a Guerra de desestabilização de Moçambique. Ao mesmo tempo que as lutas de libertação da Rodésia foram intensificadas, resultando em sua independência em 1980, além da Namíbia, que conseguiu se libertar da África do Sul após o fim do regime do apartheid.

Durante toda a década dos anos 70 houve uma ditadura militar no Brasil como forma de governo. Foi neste período que o regime atingiu seu auge popular, graças ao ‘milagre econômico’, coincidindo com o momento que aplicava censura em todos os meios de comunicação, torturava e exilava.

Sob a gestão neo-stalinista de Brejnev, a economia da União Soviética progrediu durante os anos 70, permitindo tornar o Exército Vermelho o mais influente e temido do mundo.

Já na Guerra Fria aconteceu o término da Guerra do Vietnã, em 1975, com a derrota dos Estados Unidos e reunificação do país, que contou com ajuda financeira e bélica da China e da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), ficando sob comando do comunismo.

Finalizando a década de 70, em 1979, a União Soviética enviou as primeiras forças armadas de combate para o Afeganistão, iniciando a Guerra Afegã-Soviética.

Economia

As crises do petróleo foram os eventos econômicos que mais marcaram e desestabilizaram os países durante os anos 70. Nesta ocasião, entre 1973 e 1974, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) triplicou os preços dos barris de petróleo, chegando a um aumento de 300% por barril.

Isso foi uma técnicados países árabes, maioria na Opep, em represália aos Estados Unidos por terem ajudado Israel na Guerra do Yom Kippur. O Brasil, em 1975, criou o projeto Pró-álcool, visando a produção de álcool hidratado a partir da cana-de-açúcar, para ser utilizado nos carros e motos.

Ainda no Brasil, o momento de ‘milagre econômico’ o colocou em 9° lugar entre os países com melhor economia. O Brasil não sentiu tanto os reflexos da crise do petróleo, mas para isso foi utilizado as reservas cambiais e depois foram feitos empréstimos internacionais para equilibrar sua deficitária balança comercial.

Contudo, em 1979, o mundo passou por uma nova crise do petróleo, desta vez causada pelo Irã. O Xá do Irã, Mohammad Reza Pahlavi, então aliado dos Estados Unidos, foi derrubado e em seu lugar ficou Aiatolá Komeini, líder muçulmano xiita e inimigo declarado de Israel. Com isso, o petróleo foi utilizado como arma de manipulação e teve seu preço dobrado, em retaliação, novamente, aos Estados Unidos, maior consumidor mundial.

Com a crise do petróleo, a União Soviética foi bastante beneficiada, propiciando um estilo de vida melhor à sua população, com mais aquisições de bens e conforto material.

Já o Brasil sofreu com mais intensidade a segunda crise do petróleo, tendo o resultado refletido na alta da inflação, com os constantes aumentos dos preços dos combustíveis dentro do mercado brasileiro.

espero ter ajudado


rafaelagirl: Muito obrigada, tbm preciso de uma resumo de 15 linhas, como está sendo o Brasil hj? Comparado a essa resposta que vc mim mandou! Mim ajude por favor!
rafaelagirl: Vc pode mim ajudar novamente?
rafaelagirl: Fale comigo 5575998877841
willysresplande: claro
willysresplande: O Brasil é, hoje, um país com um cenário econômico grave e tenso, preocupante. Os tais agentes do mercado financiero, os especuladores de sempre, andaram dizendo que se trata de um panorama crítico e caótico. Não há um único dado concreto que sirva de base para essa versão
willysresplande: espero ter ajudado
rafaelagirl: Sim
rafaelagirl: Só que o outro quero 15 linhas
rafaelagirl: Vc poderia escrever mais por favor
rafaelagirl: Por favor
Perguntas interessantes