História, perguntado por kauafortnite0202, 10 meses atrás

FALA SOBRE AS RELAÇÕES DO HOMEM COM A FORÇA DA NATUREZA.

Soluções para a tarefa

Respondido por iadasilva
67

A busca pela sobrevivência impeliu os egípcios a considerarem o Nilo como uma divindade provedora dos alimentos.

Ao longo da história a relação entre o homem e o seu meio foi item de fundamental importância na chamada luta pela sobrevivência. Atualmente, com o desenvolvimento das ciências e o processo de racionalização dos meios produtivos, as sociedades se preocupam em extrair da natureza as suas demandas de consumo. A biologia, a química a genética e a agronomia são alguns dos campos onde os usos da natureza são exaustivamente desenvolvidos.

No entanto, podemos demonstrar aos alunos de que forma esse processo de compreensão da dominação da natureza envolvem formas de explicação que extrapolam o campo da ciência. Ainda hoje, não é possível controlar a natureza de maneira absoluta. Para obter boas colheitas, criar animais ou outros recursos naturais o homem precisa contar com a regularidade de determinados ciclos naturais que nem sempre acontecem de forma previsível.

Durante a Antigüidade, essa relação de dependência do homem com a natureza fundou muitas das crenças religiosas desse período. Por isso, o professor pode estabelecer a idéia de que boa parte dos povos dessa época adotava diversos elementos da natureza como deuses ou representantes de alguma divindade. Para exemplificar a ocorrência dessas práticas podemos oferecer o exemplo da chamada “Oração do Nilo”.


kauafortnite0202: obrigado
igorhenrique0192: obrigado
jr40122: obrigado
Respondido por vchinchilla22
1

O ser humano, como todos os seres vivos, faz parte da natureza, e a sua especificidade consiste na racionalidade de possuir uma inteligência e um livre arbítrio de ação.

Desde as suas origens, o ser humano sempre desejou conhecer e compreender a natureza, principalmente porque dela depende a sua sobrevivência. O conhecimento do meio natural, bem como a sua transformação e utilização, tem motivado e promovido o conhecimento científico e técnico.

O ser humano não se contentou em colher os frutos que a natureza lhe ofereceu, mas sim aprendeu a semear e colher: primeiro manualmente, depois ajudado pelos animais, até que a agricultura industrializada finalmente conseguiu, com a qual iniciou a transformação da vida moderna, pela substituindo a energia humana pela energia animal e depois pelas máquinas.

Os sistemas de canalização e reservatórios permitiram ter água corrente em locais onde as chuvas são praticamente inexistentes, e com isso o ser humano usa a natureza para satisfazer as suas necessidades; no entanto, o seu “habitat” tem sido excessivamente explorado, destruindo-o por ultrapassar os limites da reabilitação de cadeias alimentares e atacando os seus pares como espécie.

O desmatamento, as mudanças de terra, a poluição da água e do ar e a destruição contínua da atmosfera causaram mudanças climáticas globais, também chamadas mudanças climáticas antropogênicas.

Destruição da natureza

O ser humano destrói a vida, e com isso propicia a sua autodestruição como espécie e dos demais seres vivos que compartilham esse maravilhoso lugar de vida. É urgente mudar. É um dever social reconhecer que, agora, os seres humanos agem como a pior praga que este planeta já teve.

Uma vez que você reconheça a quietude, a beleza, a perfeição da natureza, da qual você faz parte, você fará a transformação. A natureza é a união de um todo nas suas partes.

Saiba mais sobre natureza em: https://brainly.com.br/tarefa/28511478

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes