"Fala-se hoje, em toda parte e no Brasil, numa "crise" dos valores morais. O sentimento dessa crise expressa-se na linguagem cotidiana, quando se lamenta o desaparecimento do dever-ser, do decoro e da compostura nos comportamentos dos indivíduos e na vida política, ao mesmo tempo em que os que assim julgam manifestam sua própria desorientação em face de normas e regras de conduta cujo sentido parece ter se tornado opaco." (Fonte: CHAUÍ, Marilena. Ética. 1994, p. 345.) Os pressupostos éticos são essenciais para a estruturação política e integração de indivíduos em uma sociedade.
Soluções para a tarefa
Com base no texto pode-se inferir que Marilena Chauí conclui que, com o fracasso do ideal iluminista de libertar o homem pela razão, a pós-modernidade passa a oprimi-lo.
Letra D é a correta.
O texto produz a ideia de que os iluministas não conseguiram libertar o homem por meio da razão (ideia que pode ser contestada), sendo que a modernidade, então, passou a ser um tormento e fonte de opressão para o mesmo.
Complementando:
Lido o texto 1 na totalidade, é correto afirmar que Marilena Chauí:
a) se refere à 'crise' como um fator positivo na história das sociedades, uma vez que impulsiona o progresso;
b) exalta os sintomas da pós-modernidade, já que a racionalidade da Ilustração sufoca o homem e inibe sua criatividade;
c) expõe o tema de forma neutra e refletida, e em nenhum momento toma partido no confronto entre modernidade e pós-modernidade;
d) conclui que, com o fracasso do ideal iluminista de libertar o homem pela razão, a pós-modernidade passa a oprimi-lo;
e) adota como princípio explicativo para a crise dos valores morais a linha niilista, segundo a classificação proposta por Agnes Heller.