Sociologia, perguntado por jeffersomjuvino, 10 meses atrás

Fala galera alguém pfvor me faz uma explicação para um seminario que terei de apresentar amanhã obs sobre as condiçõea da cidadania no brasil pode ser uma explicação curta

Soluções para a tarefa

Respondido por allisondaltro82
1
21 dicas para apresentar um trabalho (Seminário, TCC, produto, etc)

Já participei de várias apresentações de TCC e seminários, seja na banca ou como espectador, e realmente fico frustrado com o nível das apresentações que são feitas pela maioria dos alunos. Sabemos que nossa forma de ensino não ajuda muito os alunos a aprenderem como fazer uma apresentação aceitável. Temos problemas sistemicos que vão desde a falta de motivação de professores devido a salários, plano de carreira, etc… (daria para falar muito sobre isso), até alunos que não tem o devido direcionamento dos pais. Assim, apresentações que deveriam preparar o aluno, não são levadas a sério.

Com base nessa triste experiência, resolvi elaborar uma série de itens que os alunos devem ter em mente ao elaborar uma apresentação, mas que também podem ajudar um profissional a apresentar algo, como um plano de ação, um produto, entre outros, então, vamos lá:

O título de sua apresentação importa. Utilize um que reflita exatamente o assunto que será apresentado.

Em geral, uma boa apresentação deveria ter Introdução, Desenvolvimento e Conclusão. Na introdução diga quem você é, sobre o que você vai falar e por que vai falar. No desenvolvimento você apresenta o conteúdo em si, e finalmente na conclusão, tente fazer um resumo de tudo que você falou em poucas frases.

Tenha em mente que na conclusão, mesmo que você tenha falhado em sua apresentação, ainda existe uma chance de você “pescar” a audiência, tenha energia para suas ultimas palavras, encare como um Sprint final.

Vá com um traje adequado. Ja ví muitos alunos apresentarem TCC de boné, bermudão… tsc, tsc…

Seja objetivo e foque no ponto principal do seu projeto. É comum pessoas passarem o maior tempo falando do histórico de desenvolvimento de um projeto do que das características do projeto em si, e isso era o que mais interessava.

Celular: pelo amor do santo, desligue o celular, não deixe nem para vibrar.

Não enrole: Explique uma vez, não existe necessidade de repetição, algumas pessoas explicam uma coisa de 3 formas distintas. Se a banca avaliadora não entendeu, é por que você não foi claro, seja claro!

Obedeça ao tempo: verifique quanto tempo você terá para sua apresentação e não exceda o tempo limite. Ensaie antes. Peça para alguém na plateia ficar com plaquinhas controlando o tempo para você ou saiba controlar no relógio.

Slides poluídos: Muito cuidado com os slides, algumas pessoas escrevem muita coisa neles. Não faça isso, figuras falam mais que mil palavras.

Ainda sobre slides: Cuidado com as cores e fontes. Colocar um fundo branco e fonte amarela por exemplo, não garante boa visualização. Slides com fundo negro e fonte branca podem não ser boa ideia.

Coloque numeração nos slides, de preferência do tipo “Slide 2 de 20”. Isso ajuda a plateia ter noção do tempo de sua apresentação e diminui expectativa.

Entregue algo para os avaliadores, por exemplo: imprima seus slides em miniatura com espaço para anotações e de uma cópia para os avaliadores.

Scorecards: É muito interessante criar uma página com um resumo de sua apresentação, pesquise por scorecards no Google.

Postura: Fale olhando nos olhos das pessoas. Se for para uma banca, lembre-se: você não tem que apresentar olhando somente para a banca, olhe para todos na sala! Cuidado também com o tom e voz.

Gestos: Cuidado para não ficar se mexendo igual a um boneco de posto ou dançando a macarena, controle-se, pois você pode se tornar algo no mínimo hilário se ficar se movimentando muito.

Saiba o que está falando: Essa é a principal! Estude antes e esteja preparado para questionamentos, não pense jamais algo do tipo “ninguém vai me perguntar sobre o item X”.

Entenda e compre sua ideia, pois você dificilmente conseguirá vender uma ideia que você ainda não comprou.

Não tome um banho de perfume, perfume tende mais a atrapalhar do que ajudar. Se fuma, cuidado com o cheiro de cigarro.

Se for apresentar um dado, por exemplo: o banco de dados X é mais rápido que o Y, esteja pronto para a defender e cite suas referências.

Quando você está fazendo uma apresentação, a sala é sua! Se a turma está atrapalhando a apresentação, você deve chamar a atenção (educadamente) dos mesmos.

Apresentação não é hora para brincadeiras, no máximo, faça uma piadinha para descontrair, mas não transforme a apresentação num show de comédia standup.

Isso é tudo! As dicas não estão dispostas em ordem de importância. Boa sorte nas suas próximas apresentações.

jeffersomjuvino: Vou dar uma pesquisada aqui kkkk mas a explicação seria melhor afinal é 4 seminarios kk
Perguntas interessantes