ENEM, perguntado por vickvitoria06ns, 6 meses atrás

fake news em questão no Brasil

Soluções para a tarefa

Respondido por FabricioCpsl
1

Fake news: o que é, consequências e redação!

O que é Fake News? Entenda como surgiu este fenômeno, suas consequências, como combater e muito mais!

Recentemente as fake news se tornaram um fenômeno global de grandes proporções e dados alarmantes. Esse termo trata-se literalmente da divulgação de notícias falsas por meio das redes sociais que, com a popularização da internet, podem causar impactos negativos na sociedade.

Com um grande número de usuários, os aplicativos de mensagens instantâneas são os principais responsáveis pela distribuição de conteúdos falsos. Ainda, vale destacar que nesse tipo de prática existem diversas pessoas interessadas, favorecendo a disseminação das fake news.

Neste cenário, é fundamental que exista um combate a esse tipo de conteúdo para que não ocorram problemas mais sérios no futuro. Ficou interessado neste assunto? Então, continue a leitura e entenda mais sobre as fake news.

Fake news: o que significa?

Em diversos momentos da história da humanidade pode-se observar a divulgação de informações falsas tidas como verdade. Contudo, esse fenômeno conhecido como fake news vem ganhando força após a popularização da internet e o domínio das mídias sociais.

Fake news, portanto, é um termo em inglês que significa, em tradução literal, notícias falsas, que foi criado para representar a divulgação de conteúdos duvidosos. Em evidência desde 2016, a sua popularização se deu por conta das eleições norte-americanas que definiram Donald Trump como o 45º presidente dos Estados Unidos.

As atenções ficaram voltadas para esse fenômeno após mensagens circularem nas redes sociais denegrindo a imagem dos opositores de Trump. Por outro lado, as falsas notícias acabaram por popularizar e reforçar a candidatura do atual presidente.

Explicação:

Como surgiu o termo fake news?

Como dito, ainda que o tema fake news seja atual, a disseminação de notícias falsas é uma estratégia muito antiga. Até meados do século XX, a história contada era a do lado daqueles que haviam ganhado guerras, colonizadores, exploradores e demais personalidades da época.

A história dos vencedores sempre teve um pé nas fake news, ou melhor, sempre precisou de uma certa manipulação para atender a padrões de heroísmo, ou para que determinada ação parecesse mais nobre do que realmente foi. Por isso, mulheres, negros, pessoas escravizadas e países derrotados em guerras não tinham direito de darem suas versões sobre os fatos.

A partir do século XX começou então um interesse pelas histórias dos vencidos. Ou seja, foi dado novamente aos grupos minoritários o poder de expor sua própria narrativa. Assim, essas narrativas acabaram fazendo uma forte oposição à visão dos vencedores e, também, foram os primeiros passos para combater as fake news do passado.

Atualmente, as notícias falsas viralizam rapidamente ao redor do mundo graças ao poder de compartilhamento das redes sociais. Sendo assim, não são mais apenas grupos minoritários que podem se tornar vítimas, mas sim todos os indivíduos da sociedade que podem, em algum momento, fazer parte desse movimento.

Perguntas interessantes