(Fafi-MG) Analisando as estruturas econômicas coloniais, o historiador Caio Prado Jr., assim se referiu ao tema da escravidão: “É aliás esta exigência da colonização que explica o renascimento, na civilização ocidental, da escravidão em declínio desde os fins do Império Romano e já quase extinta de todo neste século XVI em que se inicia aquela colonização” A qual exigência da colonização o autor está se referindo? * 5 pontos a) Ao fato de o litoral brasileiro apresentar imenso potencial mineral e somente os escravos africanos terem a necessária técnica de extração. b) À definição de uma colonização baseada na plantation, dentro dos padrões mercantilistas da época moderna. c) À impossibilidade de se utilizar o trabalho escravo dos indígenas, visto que não se adaptaram de forma conveniente ao trabalho compulsório. d) À especialidade própria das regiões americanas, que estavam a exigir a implantação de um amplo sistema de feitorias destinadas ao comércio dos produtos tropicais.
Soluções para a tarefa
Letra B
À definição de uma colonização baseada na plantation, dentro dos padrões mercantilistas da época moderna.
A economia colonial era baseada no sistema de plantation, que consistia na prática da monocultura em uma grande extensão de terra, com a utilização da mão de obra escrava, cujo destino final do produto era a exportação (alternativa b).
No início da economia colonial, o primeiro produto a ser cultivado foi a cana-de-açúcar, pois era um produto de fácil comercialização, muito apreciado no mercado internacional. Além de render altos ganhos para a Metrópole.
A mão de obra africana foi fundamental para a produção açucareira, que necessitava de uma grande quantidade de trabalhadores para que a produção se desenvolvesse. Além disso, os portugueses poderiam estar presentes também no lucrativo comércio de escravos
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/19107155