História, perguntado por BetinaBasso, 1 ano atrás

Façaresumo sobre feudalismo (completo)​

Soluções para a tarefa

Respondido por Deyseany11gmailcom
2

O feudalismo

 foi um modo de organização social e político baseado nas relações servo-contratuais (servis). Tem suas origens na decadência doImpério Romano. Predominou naEuropa durante a Idade Média

Segundo o teórico escocês doIluminismo, Lord Kames, o feudalismo é geralmente precedido pelo nomadismoe sucedido pelo capitalismo em certas regiões da Europa Ocidental

Os senhores feudais conseguiam as terras porque o rei lhes dava. Os camponeses cuidavam da agropecuária dos feudos e, em troca, recebiam o direito a uma gleba de terra para morar, além da proteção contra ataquesbárbaros. Quando os servos iam para omanso senhorial, atravessando a ponte, tinham que pagar um pedágio, exceto quando para lá se dirigiam a fim de cuidar das terras do Senhor Feudal

Respondido por luvihutcherson
2

O feudalismo foi um sistema social e político que se desenvolveu na Europa no período conhecido como Idade Média, O nome vem de “feudo”, que corresponde a uma propriedade rural ou a uma unidade de produção autossuficiente. Seu apogeu na região do antigo Império Carolíngio, atual território da Europa, deu-se nos séculos X e XI.

O surgimento do feudalismo remonta à crise do escravismo romano, quando ocorreu uma ruralização em detrimento da vida urbana. Em seguida, vieram as constantes invasões germânicas, e as antigas vilas romanas se converteram cada vez mais em unidades autossuficientes, criando, assim, um tipo de vida bastante fechado em torno do latifúndio. Os antigos meeiros, impossibilitados de se defenderem militarmente, passaram a entregar o controle de suas vidas aos donos das terras nas quais viviam, tornando-se, assim, servos de seus senhores.

O hábito de Carlos Magno de distribuir as terras conquistadas para os seus militares de confiança também ajudou na descentralização administrativa.

O enfraquecimento do Império Carolíngio ocorreu mais ou menos na mesma época em que outros povos invadiam a região: os normandos, ao norte, e os magiares, a leste. Não nos esqueçamos dos árabes-muçulmanos, que controlavam o mar Mediterrâneo. Dessa forma, a região da atual Europa ficou isolada do resto do mundo, o que acentuou o caráter de autossuficiência dos feudos.

 Um feudo, era uma grande propriedade rural, tinha o castelo (residência do senhor feudal, sua família e empregados), a aldeia (onde moravam os servos), a igreja, a casa paroquial, os celeiros, os fornos, os açudes, as pastagens comuns e o mercado, As terras eram divididas em manso senhorial, manso servil e manso comunal. As terras aráveis dividiam-se em três faixas: uma para o plantio da primavera, outra para o plantio do outono e outra que ficava em repouso. A cada ano, invertia-se a utilização das faixas de forma que sempre uma estivesse em descanso.

A mobilidade social era praticamente inexistente. O indivíduo nascia e morria na mesma camada social: era senhor ou servo por toda a vida, com raras chances de modificar sua condição social.

A sociedade feudal era composta por três estamentos (o mesmo que grupos sociais com status praticamente fixo): os Nobres (guerreiros, bellatores), o Clero (religiosos, oratores), e os servos (mão de obra, laboratores). O que determinava o status social era o nascimento, porém, não se pode dizer que a mudança de classe social não existia, pois alguns camponeses tornavam-se padres e passavam a integrar o baixo clero, por exemplo, mas essa mudança era rara e um servo dificilmente ascenderia à outra posição. Havia também a relação de suseraniaentre os Nobres, onde um nobre (suserano) doava um feudo para um outro nobre (vassalo). Apresentava pouca ascensão social e quase não existia mobilidade social (a Igreja foi uma forma de promoção de mobilidade).


BetinaBasso: tu me salvou! muuuito obrigado!
luvihutcherson: de nada, anjooo.
Perguntas interessantes