FAÇAM UMA PESQUISA SOBRE OS ARTISTAS RORAIMENSES E ESCOLHA UM PARA VOCÊ REPRESENTAR SUAS OBRAS POR MEIO DA LINGUAGEM (VISUAL DESENHO, PINTURA, COLAGEM, QUADRINHOS, DOBRADURA, ESCULTURA, MODELAGEM, INSTALAÇÃO, VÍDEO, FOTOGRAFIA, PERFORMANCE ETC.)
Soluções para a tarefa
Resposta:
Arte-educadora e artista visual
A Arte Povera (em inglês, “poor art”) foi um movimento artístico de vanguarda surgido na Itália na década de 60 e que significa literalmente “arte pobre”.
O termo “arte povera” foi cunhado pelo crítico e historiador da arte italiano Germano Celant, em 1967, no catálogo da exposição “Arte povera – Im Spazio”, ocorrida em Veneza.
O movimento povera se destacou na pintura, escultura, instalação e performance. Sua ideia era, de fato, propor uma nova reflexão estética sobre o produto artístico ao “empobrecer a arte” e trazer à tona sua efemeridade através da utilização de materiais simples e naturais.
"Iglu", obra do artista italiano Mario Merz, Turim, Itália
As cidades italianas que desenvolveram mais trabalhos dessa vertente foram: Turim, Milão, Roma, Gênova, Veneza, Nápoles e Bolonha. De qualquer forma, o efêmero movimento se espalhou por todo continente europeu, terminando na década de 70.
Ao lado do Futurismo, a Arte Povera foi uma das mais importantes correntes artísticas italianas do século XX.
Principais características da Arte Povera
Crítica à sociedade de consumo, capitalismo e processos industriais;
Crítica à comercialização do objeto artístico;
Oposição ao modernismo, pop art, racionalismo científico e minimalismo;
Arte antiformalista que se aproxima de algumas vanguardas europeias, tais quais o surrealismo e dadaísmo;
Utilização de materiais simples e naturais (sucatas, papel, vegetal, terra, metal, comida, sementes, areia, pedra, tecido, etc.);
Criatividade e espontaneidade;
Efemeridade e materialidade da arte;
Valores pobres e marginais;
Contraste do “novo” e do “velho”;
Temáticas da natureza e do cotidiano.
....................