Faça uma síntese sobre os temas abaixo:
AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA
Na América Anglo-Saxônica, a agricultura se destaca como uma das mais desenvolvidas do mundo, empregando técnicas modernas como a seleção de sementes, o uso intensivo de fertilizantes para corrigir os solos e de agrotóxicos para combater as doenças. O alto grau de mecanização contribui para reduzir o número de trabalhadores rurais, mas favorece a produtividade. Esses fatores tornam os países da América Anglo-Saxônica grandes produtores agrícolas, principalmente de trigo, soja, centeio e cevada, cultivos vol- tados para o mercado interno. A produção é de tal ordem, que os dois países são grandes exportadores de grãos, estando entre os maiores do mundo. A pecuária também adota tecnologia avançada, como insemi- nação artificial e modificação genética, técnicas a produtividade. que aumentam.
AMÉRICA LATINA Em vårios países da América Latina, grande parte da pro- dução agropecuária é voltada para exportação e praticada em extensas propriedades monocultoras. Essa estrutura produtora é herança dos tempos coloniais, das plantations: grandes áreas monocultoras de produtos tropicais (açúcar, banana, café) destinados à exportação e cultivados por mão de obra escrava. Atualmente, muitos países, como Colômbia, Paraguai, Cuba e Guatemala, continuam economicamente dependentes da expor- tação de produtos agropecuários, principalmente café, cacau, cana-de-açúcar e banana, em geral produzidos com o emprego de técnicas tradicionais, o que resulta em baixa produtividade. Em contrapartida, em países como Brasil, Argentina, México Chile, a produção agropecuária de algumas regiões se caracteriza pelo uso intensivo de máquinas e sofisticada tecnologia, o que resulta em alta produtividade.
A atividade industrial concentra-se na América Anglo-Saxônica e em algumas áreas da América Latina. Os países da América Anglo-Saxônica são mais industrializados e utilizam tecnologia de ponta. INDÚSTRIA Nos Estados Unidos, formou-se uma das maiores e mais antigas áreas industriais do mundo, conhecida como manufacturing belt, ou cinturão da manufatura, que concentra as indústrias dos ramos automobilístico, siderúrgico, metalúrgico, mecânico, têxtil e naval . No sul dos Estados Unidos, há uma região industrial mais recente, conhecida como Sun Belt, ou Cinturão do Sol, onde se destacam as indústrias dos ramos aeroespacial e petroquímico. No Canadá, Ontário e Quebec destacam-se como centros industriais. A siderurgia é um dos setores mais importantes no país.
tardiamente que a da América Anglo-Saxônica, apre- A industrialização da América Latina, iniciada mais senta como caracteristica uma grande dependência DEPENDÊNCIA TECNOLOGICA de capital e de tecnologia, provenientes, principal- mente, de empresas transnacionais sediadas na América Anglo-Saxônica, na Europa e no Japão. Essa condição leva os paises latino-americanos a exportar matérias- primas para nações com maior desenvolvimento tecnológico e importar delas produtos industrializados, Paises como Brasil, co e Argentina, no entanto, concentram as principaise mais modernas áreas in- dustriais do território lato-americano, com variados tipos de indústria e proução diversificada de bens . No Brasil também existem tecnopolos. Cidades como Campinas, São Carlos e São José dos Campos, localiza- das no estado de São Paulo, abrigam grandes centros De pesquisa, empresas e universidades.
COMÉRCIO E SERVICOS
A partir da década de 1970, o desenvolvimento e a implantação novas tecnologias na indústria, além da concentração de terras e da modernizacão do campo, favoreceram a urbanização e o crescimento do setor terciário. A mão de obra dispensada pelos setores primário e secundário migrou para o comércio e a prestação de serviços.
Atualmente, o setor terciário compõe parte expressiva da economia de países desenvolvidos e em desenvolvimento, OCupando a maior parte da população economicamente ativa. Nos países mais industrializados do continente americano, a crescimento da produção industrial foi alavancado pela utilização de novas tecnologias, enquanto o crescimento do comércio e dos serviços teve como base a incorporação de mão de obra, em um priro momento. Nos países latino americanos também se percebe a força da participação do seor terciário na economia, embora a importância de algumas atividades do setor primário ainda seja relativamente alta. As cidades são as principais áreas de concentração das atividades de comércio e de serviços, mas em quase todos os países da América Latina elas não conseguiram absorver o grande contingente de mão de obra. Essa situação agravou os problemas sociais nas áreas urba nas, aumentando os índices de favelização, desemprego e criminalidade, entre outros
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
natashaExplicação:
1+1+=
Perguntas interessantes
Sociologia,
5 meses atrás
Português,
5 meses atrás
Saúde,
6 meses atrás
Geografia,
6 meses atrás
Espanhol,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Biologia,
11 meses atrás