Faça uma síntese do governo de maurício de nassau, indicando suas principais características e acontecimentos.
Soluções para a tarefa
João Maurício, também chamado de O brasileiro, (nascido em 17 de junho de 1604, Dillenburg, Nassau [Alemanha]—falecido em 20 de dezembro de 1679, Cleves , Brandenburg), governador colonial holandês e comandante militar que consolidou o domínio holandês no Brasil (1636-1644), levando assim o império holandês na América Latina ao auge de seu poder.
João Maurício de Nassau
Por recomendação de Frederico Henrique, João Maurício foi, em 1636, nomeado governador-geral da colônia holandesa no Brasil, recentemente conquistada de Portugal. Como governador, ele garantiu o controle para a Companhia Holandesa das Índias Ocidentais de vastas áreas do Brasil, de São Luís, a Sergipe, na fronteira com o estado da Bahia. Ele também expandiu a influência holandesa no Caribe e patrocinou a tomada de Angola (1641) e de vários portos importantes na costa oeste africana para garantir o comércio e fornecer escravos africanos para as plantações brasileiras.
Ele tentou reconciliar os proprietários de plantações portugueses, vitais para a economia da colônia, com o domínio holandês, mas seus esforços foram prejudicados por ministros calvinistas intolerantes e pelo despertar de sentimentos nacionalistas portugueses após a libertação de Portugal da Espanha em 1640. Ele renunciou em 1644, após o governo holandês recusou-lhe o apoio financeiro de que precisava para manter o controle da colônia. Uma revolta contra o domínio holandês eclodiu no ano seguinte.
Mais sobre o governo de João Maurício de Nassau em:
https://brainly.com.br/tarefa/74920
#SPJ4