FAÇA UMA RETROSPECTIVA SOBRE A EDUCAÇÃO EM 2020.
Soluções para a tarefa
Explicação:
1 calmaria
2 pânico
3 todos começam a morrer
4 cientistas tentam fazer a vacina de covid
5 vida normal
u3u tomei Toddy e vc
1) Tecnologia na educação
Para começar, vamos falar sobre o uso de novas metodologias e recursos tecnológicos, que passou a fazer parte do nosso dia a dia de uma hora para outra. Sempre fiz uso de alguma metodologia ativa e alguns recursos tecnológicos, mas esse ano extrapolei!
2) Relacionamentos escola e família
Nunca estivemos tão próximos das famílias dos nossos alunos. Parceria é a palavra que definiu essa relação! Aprendemos novas formas de comunicação para interação com os pais e responsáveis dos alunos. Descobri que não basta encontrar somente o meio para essa comunicação, mas temos de levar em conta fatores importantes para que ela realmente aconteça como empatia, linguagem objetiva e de fácil entendimento, paciência, respeito e ética. Coisas que muitas vezes não aprendemos na universidade e em formações de maneira geral.
3) Comunicação e interação com os alunos no ensino remoto
Aprendemos e avançamos na interação com os alunos à distância, mas não foi tivemos o mesmo contato como nas aulas presenciais.
Quando as câmeras não ficavam ligadas, quando os alunos ainda em aula virtual pediam para ir ao banheiro, quando só o professor falava e a turma participava de forma passiva são exemplos de que essa comunicação, o diálogo com os estudantes não aconteceu de forma tão efetiva. Mais uma lição para estudarmos.
4) Aprimoramento da prática, o planejamento e a avaliação
Priorizar o currículo, reorganizar as rotinas de estudo com os alunos, adaptar e repensar práticas, pensar o tempo de execução foram os aprendizados relacionados ao quarto item dessa retrospectiva.
Começamos com uma “avalanche” de atividades para os alunos, inicialmente, sem levar em conta que pais e responsáveis não são professores, que a casa não é a escola, que tempo de aula no ensino remoto não é o mesmo das aulas presenciais. Com o passar dos meses fomos refinando e corrigindo ações e caminhos. Passamos a usar diferentes linguagem nas propostas das atividades, fomos mais criativos e até inovadores. O ponto crítico foi a avaliação nesse período, realmente precisamos aprofundar essa questão e formações nesse sentido.
5) Coletividade: juntos podemos
Se conseguimos dar o nosso melhor como professores, se aprendemos caminhos e possibilidades de desenvolvimento da aprendizagem dos nossos alunos, se aguentamos o peso desse período tão difícil, se nos desenvolvemos enquanto profissionais da Educação, foi graças também a coletividade, a conexão de professores e saberes, esse apoio entre nós e essa boa vontade de fazer a diferença na educação.
ESPERO TER AJUDADO