Português, perguntado por wallaceangelo962, 8 meses atrás

faça uma resenha crítica sobre o livro O Cortiço de Aluísio Azevedo​

Soluções para a tarefa

Respondido por anasilva1298
7

Resposta:

Explicação:

Uma alegoria do Brasil do século XIX

Ao ser lançado, em 1890, “O Cortiço” teve boa recepção da crítica, chegando a obscurecer escritores do nível de Machado de Assis. Isso se deve ao fato de Aluísio Azevedo estar mais em sintonia com a doutrina naturalista, que gozava de grande prestígio na Europa. O livro é composto de 23 capítulos, que relatam a vida em uma habitação coletiva de pessoas pobres (cortiço) na cidade do Rio de Janeiro.

O romance tornou-se peça-chave para o melhor entendimento do Brasil do século XIX. Evidentemente, como obra literária, ele não pode ser entendido como um documento histórico da época. Mas não há como ignorar que a ideologia e as relações sociais representadas de modo fictício em “O Cortiço” estavam muito presentes no país.

Respondido por martinkoliveira
3

O livro “O Cortiço”, escrito pelo grande autor Aluísio Azevedo, conta a história de um cortiço construído por João Romão, onde vivem diversas pessoas da classe mais pobre. Esse cortiço está sempre repleto de caos, uma vez que histórias mirabolantes acontecem ao longo do livro.

Características do livro O Cortiço

Desde o seu lançamento, o livro foi considerado um sucesso, sendo bastante aclamado pelos críticos. O autor estava em sintonia com a doutrina naturalista, que estava forte no período. A obra pode ser compreendida como uma representação social do país na época.

Veja mais sobre o livro "O Cortiço":

https://brainly.com.br/tarefa/22345066

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes