*Faça uma resenha crítica
A tecnologia moderna propicia entrar em contato com os mais variados pontos do mundo, assim como conhecer os fatos praticamente no mesmo instante em que eles se produzem. A televisão a cabo e a Internet são alguns exemplos de como os avanços tecnológicos nos aproximam e nos integram do/no mundo. Daí a importância da aprendizagem de idiomas estrangeiros. Para estar em consonância com os avanços da ciência e com a informação, é preciso possuir os meios de aproximação adequados e a competência comunicativa é imprescindível para tanto.
A visão de mundo de cada povo altera-se em função de vários fatores e, consequentemente, a língua também sofre alterações para poder expressar as novas formas de encarar a realidade. Daí ser de fundamental importância conceber-se o ensino de um idioma estrangeiro objetivando a comunicação real, pois, dessa forma, os diferentes elementos que a compõem estarão presentes, dando amplitude e sentido a essa aprendizagem, em simultâneo, em que os estereótipos e os preconceitos deixarão de ter lugar, portanto, de figurar nas aulas. Entender-se a comunicação como uma ferramenta imprescindível no mundo moderno, com vistas à formação profissional, acadêmica ou pessoal, deve ser a grande meta do ensino de Línguas Estrangeiras Modernas no Ensino Médio.
Representação e comunicação
Conhecer e usar as línguas estrangeiras modernas como instrumento de acesso a informações a outras culturas e grupos sociais.
Transversalidade e interdisciplinaridade
Para isso, a escola deve preparar o aluno para que esse desenvolva os critérios necessários para sua participação social efetiva. Da mesma forma que os PCNs salientam a importância do ensino das disciplinas tradicionais, assumem também a postura de que existem temas urgentes a serem tratados, como a violência, a saúde, o uso de recursos naturais, os preconceitos, etc. Apesar de esses temas serem tão importantes quanto às disciplinas tradicionais, não são configurados como disciplinas. São temas propostos que seriam tratados tanto em português, como em matemática, história, geografia, desde que os conteúdos dessas disciplinas assim o permitissem. Está aí a importância da interdisciplinaridade que vai propiciar a intercomunicação disciplinar, preparando o aluno para a realidade e para a cidadania efetiva.
Isso só será possível com a introdução dos Temas Transversais que vão dar conta da realidade social, não apenas fazendo com que o aluno reproduza o conhecimento, mas transforme-o.
Temas transversais e ensino de inglês
Os Temas Transversais sugeridos envolvem um trabalho com a Ética, Saúde, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural, Orientação Sexual, bem como Trabalho e Consumo. Como a escola não é uma ilha de ensino e está inserida em determinada comunidade, com seus conflitos, aflições e alegrias, o professor deve criar espaços para que crianças e adolescentes discutam e opinem sobre tais fatos. Discutiremos nesta seção, como os Temas Transversais podem ser relacionados com o ensino de Língua Inglesa. Fazer parte de um grupo ou de uma comunidade exige do cidadão conhecer as normas que regem a conduta aceita nos mais variados âmbitos, como o social, o cultural e o político.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
duxyduzycnxivncjci 8v
Respondido por
0
Resposta:
nn sei só quero os pontos mesmo
Perguntas interessantes