faça uma relação entre o texto acima com o momento atual do mundo em que vivemos
(titulo do texto: relações e interações sociais na vida cotidiana)
Soluções para a tarefa
Resposta:
vc deveria por a foto do texto... pra poder relacionar e tals
esse texto
Relações e interações sociais na vida cotidiana
Do ponto de vista da Sociologia, assumir papeis sociais não é um exercício que os indivíduos fazem de forma calculada o tempo todo. Embora em algumas situações alguns papéis sejam assumidos de forma intencional, em outras, as pessoas terão pouca consciência de estar agindo assim. Isso ocorre porque não conseguimos pensar o tempo inteiro sobre o que estamos fazendo – do contrário, enlouqueceríamos.
Alguns comportamentos sociais são fortemente marcados pela tradição do grupo ou pela posição social que o indivíduo ocupa na sociedade e que requerem determinados tipos de expressão. Também é preciso considerar que, outras vezes, há falhas de comunicação nas interações socais e um indivíduo se põe a representar um papel que causa uma impressão totalmente diferente daquela à qual ele originalmente havia se proposto, embora não tenha tido intenção alguma de causar essa impressão.
Para entender como nos relacionamos com as outras pessoas no dia-a-dia, utilizaremos as interações como se elas estivessem ocorrendo no espaço de um “teatro imaginário”.
Palco – é onde os atores, ou seja, as pessoas que participam ativamente da representação desenvolvem a interação. É composto de um cenário, compreendendo a mobília, a decoração, a distribuição das pessoas e dos objetos no espaço e outros elementos que compões o “pano de fundo” para o desenrolar da ação humana executada dentro dele.
Platéia – é onde ficam os observadores, ou seja, as pessoas que observam a interação, mas não atuam diretamente. Elas são parte importante da representação, porque as ações sempre são influenciadas por quem nos está assistindo.
Fachada – é a parte da frente do palco, onde se desenvolve a representação, como também o tipo de comportamento que adotamos quando estamos diante de outras pessoas, ou em outras palavras, o papel.
Bastidores – é a parte que fica por detrás do palco, que não pode ser vista pelo público que está na platéia. Justamente porque não pode ser vista, é o local ideal para que os comportamentos que precisam ser manipulados para uma platéia deixem de sê-lo. É nos bastidores que os atores podem ficar mais à vontade, sair do papel, relaxar, enfim, deixar de representar.