faca uma relacao entre o crescimento da populacao da uniao europeia e a india
Soluções para a tarefa
A Índia é um país localizado no sul da Ásia. Atualmente, o país possui 1.32 bilhões de habitantes, figurando como o segundo país mais populoso do mundo (atrás apenas da China), concentrando aproximadamente 18% da população mundial (mais populoso que os Estados Unidos, a União Europeia e Japão juntos). É um país em desenvolvimento com grande população rural (mais de 60%) e desde as reformas econômicas de 1990, tem vivido um rápido crescimento socioeconômico, fator que impulsionou o aumento em sua população urbana devido a vinda de milhões de jovens do campo para as cidades em busca de melhores condições de vida. Atualmente são quase 400 milhões de cidadãos se concentrando cada vez mais nas grandes cidades, como Bombaim, Delhi (Índia), Calcutá e Bangalore. O país é ainda a maior nação democrática do mundo com mais de 600 milhões de eleitores segundo as leis locais, aptos a votar no país. É também o segundo país com maior número de trabalhadores do planeta, cerca de 800 milhões, mais uma vez superado apenas pela China, além de ser a segunda entidade geográfica com maior diversidade cultural, linguística e genética, depois da África.
Desde a Renascença e a Era dos Descobrimentos, a Europa teve grande influência na cultura, economia e movimentos sociais mundiais. A demografia da Europa é importante não apenas historicamente, mas também na compreensão das relações internacionais e da dinâmica populacional contemporâneas.
As questões demográficas da Europa, atuais e passadas, incluíram emigração por motivos religiosos, relações raciais, imigração econômica, declínio da taxa de natalidade e envelhecimento populacional. Em alguns países, tal como a Irlanda e a Polónia, o acesso ao aborto é atualmente limitado; no passado, tais restrições eram comuns em toda Europa, assim como a maioria dos métodos contraceptivos. Ademais, três países europeus (Países Baixos, Bélgica e Suíça) têm permitido uma forma limitada de eutanásia voluntária para doentes terminais.
Em 2005 a população da Europa era estimada em 728 milhões de pessoas de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o que perfaz pouco mais de 11% da população mundial. Um século antes, a Europa tinha quase 25% da população de toda a Terra. A população europeia cresceu nesses cem anos, mas em outras partes do mundo, particularmente na África e na Ásia, o crescimento foi muitas vezes mais acentuado.[1] De acordo com a Organização das Nações Unidas, a proporção da população mundial residindo na Europa cairá para cerca de 7% em 2050, totalizando 653 milhões de habitantes.[2]