faça uma relação entre francisco pizarro, atahualpa e huascar
me ajudem pfvrrr
Soluções para a tarefa
Resposta:
O incas formaram um grande império indígena que se concentrou, principalmente, na região do atual Peru. Esse povo foi conquistado pelos espanhóis a partir de 1532, quando uma expedição encabeçada por Francisco Pizarro aproveitou-se de uma guerra civil no Império Inca para dominar a região.
Incas
Os incas eram um povo indígena dono de um grande império, que se estendia do sul da Colômbia até o norte da Argentina e Chile. Esse império foi construído a partir de batalhas e da conquista de outros povos indígenas menores, como os Aimarás. Os incas chamavam seu império de Tahuantinsuyu, que significa “o império das quatro direções”.
O Império Inca era governado por um imperador nomeado de Sapa Inca. As lendas desse povo afirmavam que o primeiro grande imperador inca havia sido Pachacuti, que teria assumido o trono a partir de 1438. A capital do Império Inca e sede do poder era a cidade de Cuzco, a qual estava ligada às outras importantes cidades incas por meio de uma extensa rede de estradas que cruzavam todo o império.
No momento da chegada dos espanhóis, o Império Inca estava em estado de guerra civil, causado pela disputa de poder entre Huáscar e Atahualpa. Ambos eram filhos do último imperador inca, Huayna Capac. Após a morte de Huayna Capac, os dois irmãos passaram a lutar entre si para ocupar o trono do império.
Enquanto Huáscar controlava a cidade de Cuzco e era muito influente na parte sul do Império Inca, Atahualpa dominava a importante cidade de Quito e tinha grande influência sobre importantes generais do exército inca e sobre a parte norte do império. A disputa entre os dois filhos de Huayna Capac levou Huáscar a atacar Atahualpa na cidade de Quito. Durante a batalha, Huáscar foi feito prisioneiro pelo general Quisquis, aliado de Atahualpa.
Explicação: