Faça uma redação sobre o tema "Preconceito referente ao dependente químico" e der exemplos reais sobre o preconceito
Soluções para a tarefa
Resposta:
oie
Explicação:
Atualmente a expansão do consumo de substâncias psicoativas vem desencadeando uma série de consequências negativas, tanto a nível individual quanto coletivo em nossa sociedade. Essa problemática aliada a um constante debate sobre o caráter efetivo das políticas públicas e suas estratégias de enfrentamento são fatos discutidos corriqueiramente nos meios de comunicação.
O interesse pelo campo surgiu do contato direto do autor deste artigo com usuários de drogas, devido ao estágio extracurricular desenvolvido no CAPSad Eusébio/CE, pela percepção da angústia e sofrimento psíquico presente no discurso dos dependentes e familiares (codependentes) e da constante busca desses por alternativas de internação como vias mais eficazes e promotoras de saúde.
Nos últimos anos foram realizadas diversas pesquisas com o objetivo de estudar o sujeito dependente de drogas, suas implicações subjetivas, os modelos de prevenção e tratamento. Conquanto, nos deparamos no cenário da atualidade com dois modelos preventivos, o primeiro e mais difundido é um modelo de guerra às drogas, proibicionista, que defende a abstinência como única solução possível para o toxicômano.
O segundo, surgido no Brasil no final da década de oitenta, é a abordagem da Redução de Danos (RD) que traz um novo olhar sobre a questão, um novo objetivo preventivo, que é reduzir os impactos nocivos do uso de drogas legitimando o direito de liberdade dos usuários e o reconhecimento da singularidade dessas pessoas. Postura essa mais condizente com o viés existencial abordado aqui, em que o homem é visto como ser indissociável do mundo e consciente do poder de suas escolhas.