faça uma redaçao sobre o preconceito social?
Soluções para a tarefa
Preconceito Social
Durante vários séculos as pessoas são vítimas de preconceito por sua cor, seu corpo, ou até mesmo condições financeiras. Hoje em dia, empresas do mercado de trabalho exigem um certo padrão de beleza, onde se você não está de acordo com o que pede: Corpo magro e aparência apresentável, não é digno daquele emprego, levando assim pessoas a serem obrigadas a mudarem. Essas pessoas buscam melhoras nem sempre saudáveis muitas vezes causando problemas crônicos e psicológicos.
Para alcançar seu objetivo, procuram por meios rápidos em que apresentam maior resultado em menos tempo, desencadeando problemas como a bulimia que atinge na maioria das vezes as mulheres. Para isso não a uma solução exata, pois não há como mudar a mente das pessoas e sim trabalha elas.
Muitas vezes os empregos que exigem a beleza a qual julgam eles perfeita, são cargos que lidam com o público. Em uma questão geral, escolas juntamente com profissionais da saúde deveriam fazer palestras de aceitação própria levando pessoas a crerem que não devem mudar a si mesmo e sim lutar contra o preconceito.
O preconceito e a desigualdade social são problemas que nunca serão solucionados, pois não a um ponto onde se tenha começado. Cabe a cada um fazer a sua parte e tentar diminuir ao máximo e igual a ninguém todos são diferentes.
O preconceito social é um tipo de preconceito relacionado com a classe social, ou seja, está baseado no poder aquisitivo e padrão de vida dos indivíduos, sendo classificada basicamente em: ricos e pobres.
No entanto, entre eles, ainda existem diversos grupos sociais, desde os milionários (mais ricos) e os miseráveis (mais pobres). Note que o preconceito social pode ocorrer entre pessoas do mesmo grupo social.
Segundo o filósofo alemão Karl Marx (1818-1883) a sociedade capitalista está dividida em dois grupos principais: a burguesia e o proletariado, donde um deles é o grupo dominante e o outro o dominado, fator que determina a diferença social ou a luta de classes.
O status social é um conceito que está intimamente relacionado com o preconceito social de forma que define a posição social do indivíduo na estrutura da sociedade.
Muitas pessoas que possuem melhores condições financeiras que outras, pensam ser “superiores” por possuírem maior poder aquisitivo e bens. Sabemos, entretanto, que esse pensamento é preconceituoso posto que nenhuma pessoa é superior à outra segundo a quantidade de bens que possui.
Feita essa observação, o preconceito social gera muita violência e tem sido um dos temas mais discutidos na era da globalização, gerado pela intolerância humana e determinada pela diferença de instrução, níveis de renda e de recursos, condições de acesso e de vida, dentre outros.