Faça uma Redação sobre abuso sexual. Com 15 linhas
Soluções para a tarefa
Resposta:
Brasil há uma forte carência de dados sobre a violência sexual sofrida por meninos e meninas. Ainda assim, de acordo com relatório do Disque 100, serviço de atendimento telefônico gratuito para denúncias de violações de Direitos Humanos, só em 2016 foram registrados mais de 15 mil casos e, em 2017, foram 9.138 casos. Saber identificar esse tipo de crime e denunciar é fundamental para enfrentar essa dura realidade.
Dentre os principais fatores que alavancam o número de casos de violação de direitos infanto-juvenis estão: pobreza, exclusão, desigualdade social, questões ligadas à raça, gênero e etnia. Também contribui a falta de conhecimento sobre os direitos de crianças e adolescentes.
A violência sexual pressupõe o abuso do poder: crianças e adolescentes são usados para satisfação sexual de adultos, sendo induzidos ou forçados à práticas sexuais. Essa violação de direitos interfere diretamente no desenvolvimento da sexualidade saudável e nas dimensões psicossociais do indivíduo, causando danos muitas vezes irreversíveis.
Entenda a diferença:
ABUSO SEXUAL
· Não envolve dinheiro ou gratificação.
· Acontece quando uma criança ou adolescente é usado para estimulação ou satisfação sexual de um adulto.
· É normalmente imposto pela força física, pela ameaça ou pela sedução.
· Pode acontecer dentro ou fora da família.
EXPLORAÇÃO SEXUAL
· Pressupõe uma relação de mercantilização na qual o sexo é fruto de uma troca, seja ela financeira, de favores ou presentes.
· Crianças ou adolescentes são tratados como objetos sexuais ou mercadorias.
· Pode estar relacionado a redes criminosas.
Importante lembrar que em quase todos os casos a vítima tenta se manifestar da sua própria maneira. É preciso fazer com que se sintam ouvidos e acolhidos, sem questionamentos ou julgamentos. Qualquer pessoa que suspeite de algo pode denunciar pelo Disque 100.
A Childhood Brasil, organização que luta pela proteção da infância através do enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, estabeleceu 10 dicas para identificar possíveis sinais de abuso sexual infanto-juvenil. É fundamental entender que geralmente as vítimas apresentam um conjunto de indicadores, e que a criança deve passar por avaliação especializada.