Português, perguntado por isabely2213, 6 meses atrás

Faça uma redação dissertativa-argumentativa sobre o tema: evasão escolar.

Eu aposto nesse tema pra redação do ENEM desse ano. ​

Soluções para a tarefa

Respondido por Aleske
6

Confira abaixo a redação dissertativa argumentativa sobre evasão escolar:

        A Constituição Federal de 1988 tem como uma de suas diretrizes a redução das desigualdades sociais. Todavia, a prática deturpa a teoria, uma vez que a evasão escolar apresenta-se como um dos entraves à conquista desse objetivo, fruto da negligência estatal que culmina com o aumento da dissemelhança social. Nesse sentido, tais desafios devem ser superados para que uma sociedade integrada seja alcançada.

        Primeiramente, é digna a menção da negligência estatal em relação à fuga dos alunos das escolas no Brasil. Quanto a essa questão, o artigo 6º da Constituição Federal aponta que é dever da União garantir educação a todos. No entanto, as estruturas defasadas de muitas instituições de ensino, sem estrutura física cabível ao estudo de qualidade, pouquidade tecnológica – principalmente nas zonas rurais, de acordo com pesquisa da TIC Educação – e as mesmas didáticas de estudo do passado – alunos enfileirados que são preparados para resolver provas – evidenciam o descaso governamental com a vida escolar no país e o rompimento com o que afirma a Carta Magna. Como resultado, tem-se o desinteresse dos alunos.

        A consequência disso é o aumento da desigualdade social. Quanto a essa questão, o filósofo Immanuel Kant sublinha que o homem não é nada mais aquilo que a educação faz dele. Assim, se as pessoas desistem dos estudos, essa atitude refletirá em suas vidas ao formar um ciclo vicioso de fracasso: baixa escolaridade que culmina em baixa qualificação, que gera baixa remuneração, desemprego e em seguida, redução da qualidade de vida. Portanto, a segregação social tende a ascender com a evasão escolar.

        Diante desse impasses necessita-se urgentemente, que o Tribunal de Contas da União direcione capital, que por intermédios dos poderes executivos estaduais e municipais, proporcionem ambientes de qualidade aos estudantes, por meio da revitalização das escolas e construção de novas, principalmente nas regiões de difícil acesso, com a finalidade de garantir a permanência dos alunos na sala de aula. Paralelamente, cabe ao Ministério da Educação, responsável pela política nacional da educação, proporcionar um aprendizado mais dinâmico nas instituições de ensino, por meio de treinamento aos professores sobre métodos de estudo modernos, além de preparar os alunos para a vida profissional, com vistas a mitigar a evasão escolar. Assim, será possível conquistar a sociedade integrada.

Confira abaixo o planejamento utilizado para organizar as ideias e a estrutura da redação.

PLANEJAMENTO DA REDAÇÃO:

Introdução:

  • Constituição Federal;
  • Reduzir as desigualdades sociais.

1º tópico frasal:

  • Negligência estatal: escolas sem estrutura (tecnologia, estrutura física, distância – principalmente nas zonas rurais) mesmos métodos de estudo do passado (alunos enfileirados, apenas o professor fala, alunos estudam para resolver provas);
  • Consequência: desinteresse do aluno pela escola.
  • Citar: Art. 6º - Educação é um direito de todos.⠀

2º tópico frasal:

  • Consequência: desigualdade social; baixa qualificação; desemprego; baixa remuneração; baixa qualidade de vida.
  • Citar: Immanuel Kant – o homem não é nada mais aquilo que a educação faz dele.

Intervenção:

  • Poderes executivos estaduais e municipais (revitalização das escolas existentes e construção de novas, principalmente nas regiões rurais; escolas em período integral);
  • Ministério da Educação (proporcionar treinamento aos professores sobre novos métodos de estudo e de avaliação da aprendizagem dos alunos; preparar os estudantes para o mercado de trabalho).

Mais sobre redação em:

  • https://brainly.com.br/tarefa/49792648
  • https://brainly.com.br/tarefa/21802959
Anexos:

isabely2213: Muito obrigada!!! Vai me ajudar muito.
Perguntas interessantes