Faça uma redação dissertativa-argumentativa sobre: a importância da cultura digital em tempos de isolamento social
Soluções para a tarefa
Resposta:
Computadores, notebooks, tablets e celulares se tornaram ferramentas de trabalho essenciais neste período de isolamento social, como medida de contenção à pandemia pelo novo coronavírus (Covid-19). A migração de centenas de magistrados e servidores do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) para o regime de teletrabalho em menos de uma semana é tarefa que só foi possível devido à alta dedicação e capacitação das equipes do Departamento de Informática e Telecomunicações (DEINTEL), do Departamento de Sistemas (DESIS) e da Secretaria de Gestão Processual Eletrônica (SGPE).
O regime de trabalho diferenciado como medida de prevenção à contaminação pelo Covid-19 exigiu uma dedicação redobrada das equipes. Segundo Luiz Henrique Paranhos, diretor do DESIS, “a contribuição da tecnologia nesse momento vai além do fornecimento apenas de equipamentos. Ela vem sendo fundamental para que a economia não entre em colapso, permitindo que empresas continuem atuando de forma on-line, assim como está sendo de extrema importância nas pesquisas científicas para produção de remédios e vacinas”.
Henrique disse ainda que “é perceptível também que a pandemia está acelerando as tendências tecnológicas existentes, como lojas virtuais, videoconferência, inteligência artificial e streaming de filmes, além de ter como consequência alguns benefícios importantes para a sociedade, como a diminuição do congestionamento de veículos, a redução do tempo gasto em aeroportos e a consequente diminuição da emissão de poluentes - além do ganho de horas a serem dedicadas ao trabalho e, principalmente, à família”.
Adelson Armando, diretor da SGPE, e Antônio Craveiro, diretor do DEINTEL, são os outros dois gestores responsáveis por essa rede de suporte tecnológico que faz com o Judiciário amapaense não pare mesmo durante as restrições de circulação de pessoas. As equipes dos três setores trabalham diuturnamente na assistência aos demais departamentos judiciais e administrativos.