Faça uma redação de no mínimo 20 linhas.Abordando a seguinte temática:
"O Brasil que tínhamos e o Brasil que temos"
Soluções para a tarefa
Resposta:
Recentemente, em um destes encontros familiares, surgiu uma conversa sobre o quanto nosso comportamento de um modo geral, mudou em poucas décadas.
Era um domingo, e ao redor de uma mesa de jantar fartamente regada a vinhos e massas, estavam representantes de três gerações distintas.
A que nasceu nos anos 40, sendo reforçada graciosamente pela matriarca da família, forte e lúcida no auge de seus 92 anos, seguido da geração dos anos 70/80, estes pais dos mais novos, nascidos depois dos anos 2.000.
Ou seja, tínhamos pessoas de 70, 40 e 15 anos.
Os mais velhos, hoje mais avós do que pais, diferentemente do que muitos ali pensavam, lembram com saudade e respeito da época deles. E não é aquele saudosismo vil, simplesmente por se tratar do passado. É uma saudade de quem não via tantas mortes barbaras, sem motivo, simplesmente pelo fato de matar, como vemos hoje.
Digo isto, pois é comum pensarmos que naquela época tudo era chato, demorado, que a modernidade de hoje trouxe muito mais vantagens.
Mas o que ficou visível para todos nos, e principalmente para os mais novos, é que o importante para eles, sempre vinha relacionado ao emotivo, e não ao material.
Desde as brincadeiras, simples mas sadias, até as refeições, tudo era feito com respeito, que não parece se tratar do pais que moramos, apesar de passado pouco tempo.
Crianças brincavam na rua, sempre correndo e em bando, com a liberdade de quem podia andar na cidade inteira. Brincadeiras como cabra sega, corre corre, pique esconde, pula cordas, pião, bolinha de gude.....apesar de simples, sempre contavam com a participação de outras crianças, estas de famílias conhecidas.
Pelo que percebi, brincadeiras onde uma criança ficava sozinha, comum nos dias atuais, com seus smartfones e videogames, não existiam.
Se queriam brincar com algo, geralmente construíam, como o pião, o estilingue, a pipa e as bonecas de pano. Se eles próprios não construíam, pode ter certeza que o avô o fazia. Ou seja, nada era descartável.
O Brasil que temos ultimamente:
O Brasil tem enfrentado problemas sociais, políticos e ecológicos. Estes em vez de regredirem só vem progredindo anualmente.
A sociedade brasileira tem seu destino nas mãos da juventude imatura que não está preparada para enfrentar tais problemas. A educação do país está precária, a falta de investimentos, nesta área de extrema importância, prejudica o futuro da nação.
Atualmente, estamos em fase de eleições municipais. Fase em que, ao chegarmos cansados em casa, ligamos a televisão e nos deparamos com o famoso horário eleitoral. Vemos, então, milhares de políticos fazendo promessas. Mas, apenas promessas, como todos nós sabemos, são apenas promessas. O povo brasileiro iludido com corruptos que, ao subirem ao poder, esquecem- se de todas aquelas pessoas que acreditaram neles e que viam, em suas idéias, uma chance de melhorar a situação nacional.
Cada vez mais, vemos o descuido com a nossa fauna e flora. Os nossos rios mais poluídos e as nossas matas, ou melhor, a falta delas representa a situação crítica em que o nosso meio-ambiente se encontra É o nosso dever como cidadão nos preocuparmos com o nosso país e tentar impedir que esta situação alarmante continue a se expandir.