Faça uma Redação cujo o tema de:
Gravidez na Adolescência em Evidência no Brasil. ( sua redação deverá ter: Introdução + Contextualização + Tese + Encaminhamento argumantetivo).
Alguém me ajudaaaaaaaaaaaaaaa pooooooooooor favooooooooor
Marco como melhor resposta......
Soluções para a tarefa
De acordo com dados oficiais, no Brasil, cerca de 19,3% das crianças nascidas em 2010 são filhos e filhas de mulheres com idade menor ou igual a 19 anos. Esse dado, logo, comprova um grande problema presente na sociedade brasileira - a gravidez precoce. Nesse sentido, é preciso analisar como a falta de diálogo entre a família e a possível baixa escolaridade do adolescente contribuem com a temática.
De início, é preciso destacar que a falta de diálogo familiar é a principal responsável pelos casos de gravidez na adolescência. Isso ocorre, pois a família é a Instituição Social primária e, por isso, é a principal agente transmissora de valores. Desse modo, quando há falhas nessa transmissão, como nos casos de falhas no diálogo, a criança/adolescente pode vir a sofrer consequências negativas por toda a vida. Nesse ínterim, pode-se citar a formação de adolescente inconsequentes que se preocupam mais com prazerem momentâneos do que com as consequências deles advindas, o que favorece os casos de gravidez na adolescência.
Ainda discutindo a problemática, é preciso mencionar como a baixa escolaridade de muitos indivíduos pode influenciar a ocorrência de quadros de gravidez precoce. Tal fato acontece porque a escola tem o dever de propagar conhecimentos sobre métodos contraceptivos - aqueles que evitam situações de gravidezes indesejadas. Sendo assim, como de acordo com dados do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - muitas crianças e adolescentes não estão matriculados numa instituição de ensino, muitos deles não obtêm acesso a essa informação. Dessa forma, fica evidente a suscetibilidade do jovem frente aos riscos de uma gravidez precoce.
Fica clara, portanto, a urgente necessidade da articulação de medidas cujo objetivo seja reduzir o número de eventos de gravidez na adolescência. Para tanto, é dever da mídia - instrumento de forte poder de persuasão - transmitir novelas, em parceria das grandes redes de televisão, as quais o conteúdo presente mostre a importância do diálogo familiar, destacando as consequências da sua falta. Essa medida precisa ser adotada com o intuito de formar adolescentes responsáveis, que saibam dar ênfase às consequências dos seus atos. Igualmente, o Ministério da Educação deve estimular a redução do número de jovens que não frequentam a escola. Isso pode ser feito oferecendo ao jovem carente todo aparato necessário a sua permanência na instituição, como alimentação, transporte e vestuário por meio da análise orçamental das família de baixa renda. Tal alternativa precisa ser adotada a fim de que o jovem possa aprender, além de tantos outros conteúdos, aqueles que se refiram a métodos contraceptivos, permitindo que ele saiba como se prevenir de uma gravidez. Somente assim, haverá redução no número de mães adolescentes.
Espero ajudar❤
Bons estudos☺