Biologia, perguntado por paulosouza00, 10 meses atrás

Faça uma redação com o tema: Como a ciência transaforma o mundo?​

Soluções para a tarefa

Respondido por anabrescovitesjulia
0

Anaximandro foi o primeiro a referir-se a tal princípio como “princípio”; além desse princípio, existe um eterno movimento por meio do qual os céus se originam. Tal princípio infinito, de acordo com Simplício, não é a água, tal princípio é indefinido, pois tudo que existe ou é um princípio ou parte de um princípio, menos o princípio primordial, que é infinito que sempre existiu.

Autor de um tratado Da Natureza, põe como princípio universal uma substância indefinida, o ápeiron (ilimitado), isto é, quantitativamente infinita e qualitativamente indeterminada. Deste ápeiron (ilimitado) primitivo, dotado de vida e imortalidade, por um processo de separação ou “segregação” derivam os diferentes corpos. Supõe também a geração espontânea dos seres vivos e a transformação dos peixes em homens. Anaximandro imagina a terra como um disco suspenso no ar. Eterno, o ápeiron está em constante movimento, e disto resulta uma série de pares opostos – água e fogo, frio e calor, etc. – que constituem o mundo. O ápeiron é assim algo abstrato, que não se fixa diretamente em nenhum elemento palpável da natureza.

Para ele, o princípio da “physis” (natureza) é o ápeiron (ilimitado). Atribui-se a Anaximandro a confecção de um mapa do mundo habitado, a introdução na Grécia do uso do gnômon (relógio de sol) e a medição das distâncias entre as estrelas e o cálculo de sua magnitude (é o iniciador da astronomia grega). Ampliando a visão de Tales, foi o primeiro a formular o conceito de uma lei universal presidindo o processo cósmico total. Diz-se também, que preveniu o povo de Esparta de um terremoto. Anaximandro julga que o elemento primordial seria o indeterminado (ápeiron), infinito e em movimento perpétuo.

Perguntas interessantes