Faça uma redação com no mínimo 35 linhas sobre: A importância do incentivo ao empreendedorismo social.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Ao contrário do que muitos pensam os benefícios de empreender não se restrigem apenas a economia mas podem alcaçar outros setores da sociedade. Nesse sentido, o empreendedorismo social se destaca porque, diferente dos outros, busca oferecer oportunidades àqueles que necessitam ao mesmo tempo em que movimenta a economia do país e é por essas e outras razões que o incentivo a essa atividade é de extrema importância. Dessa forma, cabe ao Estado oferecer subsídios e benefícios para que o empreendedorismo social seja priorizado e não sucateado pelo empreendedorismo "comum" que busca o lucro e é apático as questões sociais.
Em primeiro plano, com o processo de industrialização e a consolidação do capitalismo muitas pessoas se tornaram alheias ao mundo no qual estão inseridas, essa apatia coloca os problemas sociais em segundo plano e sufoca movimentos e práticas que desejam solucionar essas questões. Diante disso, o livro "Ensaio sobre a cegueira" do escritor português José Saramago, ao narrar uma sociedade em que todos, com exceção do cachorro e da mulher do médico, foram acometido pela cegueira branca, isso é uma cegueira moral, assevera que na sociedade contemporânea grande parte dos indivíduos estão "cegos" pois vivem preocupados consigo mesmos e não enxergam mais o outro e as dores dele. Partindo dessa perspectiva, é evidente que o sucatemaneto que o empreendedorismo social sofre no Brasil denuncia o quanto essa sociedade está cega moralmente e ratifica a importância desse tipo de investimento, já que ao oferecer oportunidades para os que necessitam acaba modificando a realidade miserável dessas pessoas. Desse modo, é evidente que um dos fatores com que o incentivo ao empreendedorismo social no Brasil seja ao tão importante consiste no fato dessa atividade contribuir, seja de maneira direta ou indireta, para a solução de problemas sociais como a pobreza e o desemprego.
Além disso, a sociedade é um grande engrenagem, ou seja, todas os setores estão associados de alguma forma. Nesse contexto, o sociólogo Friedrich Hegel afirma que o índividuo é uma parte orgânica da sociedade, isso é o Homem não só é modificado pelo espaço no qual está inserido mas também tem o poder de modificá-lo. Partindo desse ponto de vista, ao oferecer oportunidades, como emprego, para as pessoas que estão vuneráveis e consequentemente alterar a realidade delas, o empreendedorismo social acaba movimentando de maneira significativa a economia, uma vez que confere a essas pessoas o poder de compra. Sendo assim, o empreendedorismo social deve ser incentivado porque além de solucionar alguns problemas sociais contribui para o aquecimento da economia.
Em suma, por sua capacidade de modificar o cenário social e o econômico é nitido a importância do incentivo ao empreendedorismo social. Por isso, faz-se necessário que o Ministério da Economia - Órgão responsável pela estrutura administrativa- por meio de projetos de leis confira subsídio aos empreendedores sociais com o fito de torna essa atividade comum e modificar a realidade social econômica do Brasil.