Português, perguntado por heloalvesjovem, 11 meses atrás

Faça uma produção de texto sobre o corona vírus (20 linhas)​

Soluções para a tarefa

Respondido por JoanaBERTINETTI20
62

Ola,bom aqui esta um pouco do que você pediu, espero ter ajudado! :)

Coronavírus: o que é pandemia e por que a OMS ainda não declarou uma no caso atual

Os primeiros casos do novo Coronavírus foram confirmados na China cerca de um mês atrás. Com a chegada do vírus a mais de 20 países, médicos e cientistas estão preocupados diante da velocidade de disseminação da doença.

Na quinta-feira (30/01), a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou emergência de saúde pública de interesse internacional — o que, oficialmente, significa a ocorrência de um “evento extraordinário que constitui um risco à saúde pública para outros Estados por meio da disseminação internacional de doenças e potencialmente exige uma resposta internacional coordenada”.

Até o momento, no entanto, não foi declarado um surto global ou uma pandemia.

Mas por quê? E qual é a chance de isso acontecer?

O que é uma pandemia?

O termo pandemia é usado para descrever situações em que uma doença infecciosa ameaça muitas pessoas de forma simultânea no mundo inteiro.

Um exemplo recente é o da gripe suína, em 2009, à qual é atribuída a morte de centenas de milhares de pessoas, de acordo com a estimativa de especialistas.

As pandemias acontecem, em geral, quando há um vírus novo capaz de infectar seres humanos com facilidade e de ser transmitido de uma pessoa a outra de forma eficiente e continuada.

O novo Coronavírus, pelo que se sabe até agora, tem essas características.

Assim, sem uma vacina contra o agente patogênico ou tratamento que possa prevenir a doença, conter a sua disseminação é crucial.

Quando uma pandemia é declarada?

De acordo com a descrição da OMS das fases de uma pandemia, o novo Coronavírus estaria a um passo de se tornar uma.

Primeiro, porque está se espalhando entre seres humanos e por já ter sido detectado em uma série de países vizinhos da China, além de outros mais distantes.

A pandemia aconteceria se houvesse o aparecimento de surtos localizados em diversas regiões do mundo ao mesmo tempo.

Respondido por nilidis
30

Resposta:

Explicação:

Olá, tudo bem?

O exercício é uma produção de texto.

O corona vírus é a nova praga que ameaça a humanidade. Assim como no passado tivemos a peste negra, a gripe espanhola e num passado mais recente a gripe aviária, o H1N1, dengue , ebola, e tantas mais, une-se a estes o corona vírus cujo nome científico é COVID-19.

Falam em novo corona vírus porque este vírus sempre existiu, causando umas gripezinhas fracas de vez em quando, mas, não sei se por complexo de inferioridade, ele agora está forte e grande como nenhum outro pode ser.

A doença teve seu primeiro registro na China, de onde se procurou deter, mas, na verdade, a doença já estava espalhada pelo planeta, ainda não tinha se manifestado e se manifestou primeiro na China, na cidade de Whuan. Os estrangeiros que lá estavam foram repatriados e postos em quarentena para evitar o contágio e foi aí que a coisa começou.

Começaram a morrer pessoas que não tiveram contato com estes repatriados e, na Itália, segundo foco da gripe, demoraram para estabelecer o isolamento social e foi um Deus nos acuda, com mortes sobre mortes e aí a coisa explodiu no mundo inteiro.

O isolamento social é a única arma que nós temos para combater esta pandemia (embora o presidente Bolsonaro dizer que é uma gripezinha, desrespeitar seu próprio ministro da saúde desrespeitando o isolamento e dizendo que o isolamento tem que acabar, que algumas pessoas vão morrer mesmo e outras sandices dignas dele e de seus filhos.) Não se tem remédio contra o COVID-19, não se tem vacina, os cientistas, na verdade, nem sabem direito como esta infecção funciona. Os hospitais estão superlotados e ainda tem gente que sai à rua sem máscara, sem proteção alguma, fica no meio do aglomeramento e faz de conta que tudo está como antes.

Como antes acho que nunca mais iremos ficar. O corona vírus nos fez ver e fazer muitas coisas que não eram de nosso feitio. A solidariedade é uma coisa tão linda e está a todo momento ganhando mais espaço.

Nós que estamos do lado de fora dos hospitais não temos noção de quão terrível é esta doença e os hospitais tem medo da superlotação, de ter que escolher entre quem vai viver ou morrer porque faltam equipamentos, faltam equipamentos de proteção para os médicos, o mundo inteiro está  atrás de equipamentos e a China é praticamente a única que os fornece e está passando países para trás se outros pagarem mais.

Não se sabe, por exemplo, se quem foi contaminado e se curou, pode voltar a ser contaminado. Primeiro falavam que era uma doença de idosos, mas com a idade que estão morrendo as vítimas, pararam de falar nisso. Não se trancaria o mundo dentro de casa de fosse uma doença de idosos, iriam isolar os idosos e o resto que continuasse.

Como se pode ver o corona vírus dança livre em cima da nossa ignorância.

Saiba mais sobre produção de texto, acesse aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/25623898

Sucesso nos estudos!!!

Anexos:
Perguntas interessantes