História, perguntado por EstudanteGMsd, 8 meses atrás

FAÇA UMA PESQUISA SOBRE OS PRINCIPAIS RIOS DO BRASIL EXPLIQUE UM POUCO SOBRE CADA UM.

Soluções para a tarefa

Respondido por kitosdudaejoao
2

Bacia Amazônica

osta:A Bacia Amazônica é a maior bacia hidrográfica do mundo. É formada pelo rio Amazonas e seus afluentes, se estende por uma área de 7.008.307 km², desse total, 3.843.402 de km² estão no Brasil. Ocupa também terras do Peru, da Venezuela, Colômbia, Equador, Bolívia e Guiana.

Seu principal rio, o Amazonas, nasce na Lagoa Mclntyre, no Nevado Mismi, na Cordilheira dos Andes, no Peru, a 5.600 metros acima do nível do mar, segundo pesquisa científica realizada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Em seguida, suas águas correm pelo rio Apurimac e outros afluentes até ser denominado Solimões, na fronteira do Brasil, até o encontro com o rio Negro.

A partir daí recebe o nome Amazonas, formando a maior bacia hidrográfica do mundo. Depois de atravessar, de oeste para leste, a extensa Planície Amazônica, o rio Amazonas deságua no Oceano Atlântico. Ele é considerado o segundo rio mais extenso do mundo e o de maior volume de água.

A rede de afluentes do Amazonas é constituída de rios extensos, como o Purus, o Madeira, o Tapajós, o Xingu, o Negro, Juruá, Jari e muitos outros.

Como a maior parte da região Amazônica possui um clima muito úmido com chuvas em quase todos os meses do ano, a maior parte de seus rios tem um regime equatorial, onde predomina um período de cheias muito prolongado e uma pequena estiagem, o que facilita a navegação.

Em uma região imensa como a Amazônia, os rios desempenham um importante papel na ocupação humana regional. Os habitantes dispersam-se ao longo dos rios, que constituem importante fonte de alimentação, e em grande parte da região, as únicas vias de circulação.

Bacia do Tocantins - Araguaia

A Bacia do Tocantins-Araguaia é a maior bacia hidrográfica totalmente brasileira. Oferece grande parte de seu curso navegável. É a segunda em produção de energia no Brasil, e está situada na Amazônia Oriental.

Se estende por 918.822 km², desde a confluência do rio Maranhão com o rio das Almas em Goiás, até a foz na baía do Marajó, no estado do Pará.

Seus principais rios são o Tocantins e o Araguaia, que se estendem pelos estados de Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Pará, Maranhão, além do Distrito Federal. Em seu curso está a ilha do Bananal, no estado de Tocantins, a maior ilha fluvial do mundo.

A Hidrelétrica de Tucuruí, construída no rio Tocantins, no município de Tucuruí, no estado do Pará, é a maior usina hidrelétrica totalmente brasileira. É responsável pelo abastecimento de energia de grande parte dos estados do Pará, Maranhão e Tocantins. Uma eclusa e um canal de 5,5 km, permite a navegação em grande parte do rio.

Bacia do São Francisco

A Bacia do Rio São Francisco, formada pelo rio São Francisco e 158 afluentes, se estende numa área de 640.000 km², ocupando 8% do território nacional, percorrendo os estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Goiás e o Distrito Federal, banhando 521 municípios.

O rio São Francisco é o principal curso da Bacia, com extensão de 2.700 km. Ele nasce na serra da Canastra, em Minas Gerais, e depois de percorrer os estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, deságua no Oceano Atlântico, na divisa de Alagoas e Sergipe.

O rio São Francisco apresenta muitas quedas d'água, que são aproveitadas para gerar energia elétrica. Entre as usinas dessa bacia, a de Paulo Afonso, Sobradinho, Xingó e Luiz Gonzaga, fornecem energia que abastece a Região Nordeste, e a de Três Marias que atende a uma parte da Região Sudeste.

O rio São Francisco, com mais de 2.000 Km de trechos navegáveis, é o único rio perene (nunca seca) que atravessa o sertão semi árido nordestino, a região mais seca do Brasil. Suas águas são usadas para a irrigação de plantações. Os outros rios são intermitentes (secam durante uma parte do ano).

Bacia Platina

A Bacia Platina é formada pelos rios Paraná, Paraguai e Uruguai e seus afluentes. No território Brasileiro eles formam bacias fluviais separadas (Bacia do Paraná, Bacia do Paraguai e Bacia do Uruguai), mas se unem no estuário do Prata, entre o Uruguai e a Argentina.

O Rio Paraná apresenta 2.400 km navegáveis e aproxima o Brasil de seus parceiros do Mercosul. Entre os afluentes do rio Paraná destacam-se o rio Paranapanema, o Peixe, o Grande e o Tietê.

A Bacia do Paraná apresenta o maior potencial hidrelétrico instalado no país, entre elas a Usina Binacional de Itaipu, construída em parceria entre o Brasil e o Paraguai. Com a construção de eclusas junto às usinas, a bacia apresenta trechos importantes para a navegação, com destaque para a hidrovia do Tietê.

O rio Paraguai é um típico rio de planície, atravessa o Pantanal Mato-Grossense e é utilizado como hidrovia para escoar o minério de manganês do Maciço do Urucum. Seu maior porto fluvial é o de Corumbá, em Mato Grosso do Sul. O rio Paraguai banha também os países do Paraguai, Bolívia e Argentina.

Respondido por gilcleide987
0

reposta :

Rio amazonas

Rio são Francisco

Rio Paraná

Rio Xingu

Rio Tocantins

Rio Paraguai

Rio Uruguai

Rio Tietê

Rio Iguaçu

Rio Tapajós

Rio Paraíba Do  Sul

Rio Purus

Rio Negro

Rio Grande

Rio Trombetas

Rio Içá

Rio Da Prata

Rio Doce

Rio Das Velhas

Rio São Manuel

Rio Juruena

Rio Das Almas

Perguntas interessantes