Faça uma pesquisa sobre os Deuses e as Deusas de Elam. Oq eles representavam?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Elam ou Elão (em persa: ایلام), por vezes referida como Susiana, foi uma civilização da Antiguidade localizada no território que corresponde ao atual sudoeste do Irã, estendendo-se desde as terras baixas do Cuzestão à província de Ilam, bem como uma pequena parte do sul do Iraque.
Situado a leste da Mesopotâmia, o Elam fez parte da urbanização arcaica ocorrida durante o Calcolítico. O surgimento de registros históricos por volta de 3 000 a.C. se deu de maneira paralela ao processo na história mesopotâmica. No antigo período elamita (Média Idade do Bronze), o Elam consistia de reinos que ocupavam o Planalto Iraniano, centrados em Ansã, e, a partir do segundo milênio a.C., em Susa, nas terras baixas do Cuzestão. Sua cultura teve um papel crucial no Império Aquemênida, especialmente durante a dinastia aquemênida que o sucedeu, quando a língua elamita permaneceu entre as que eram utilizadas oficialmente.
O elamita não tem afinidades estabelecidas com qualquer outro idioma, e parece ser uma língua isolada, como o sumério; alguns pesquisadores, no entanto, propuseram a existência de um grupo maior, conhecido como elamo-dravídico. Linguistas como Václav Blažek e Georgiy Starostin criticaram a hipótese do elamo-dravídico, concluindo que o elamita teria relações com as línguas afro-asiáticas; tais teorias, no entanto, sofreram duras críticas.
O Elam foi uma das primeiras civilizações de que se tem registro no extremo oeste e sudoeste do que é hoje o Irã. Existiu de c. 2 700 a.C. até 539 a.C., em seguida ao chamado Período Proto-Elamita, o qual teve início em c. 3 200 a.C., quando Susa, que viria a ser a capital dos elamitas, começou a ser influenciada por culturas do Planalto Iraniano.
Os elamitas foram rivais dos sumérios e dos acádios, e, posteriormente, dos babilônios, na disputa pela hegemonia no Oriente Próximo, até que finalmente foram dominados definitivamente por Nabucodonosor II da Babilônia, no século VII a.C. Quando a Babilônia caiu ante os persas de Ciro, o Grande, os elamitas foram gradualmente absorvidos por outras populações iranianas e semitas.
Os elamitas foram povos que se desenvolveram a partir do Vale do Nilo, sendo membros de Elam, uma das primeiras civilizações que temos registros no extremo oeste e sudoeste do que conhecemos como Irã.
Era um povo politeísta, tinham um mês para cada deus, bem como um deus para cada finalidade.
Os deuses protetores dos reis, como Inshushinak ou Napir; deuses protetores de Elam como Silir-katru.
Mas uma das figuras mais importantes e conhecidas era a deusa Kiririsha, sendo considerada a matriarca da religião elamita.
Para o culto eles tinha santuários à céu aberto. Foram considerados a primeira cultura a ser desenvolvida no Irã, sendo também uma das mais desenvolvidas na história da sociedade.
Caso queira saber mais sobre os elamitas:
https://brainly.com.br/tarefa/1901897
Bons estudos!