Geografia, perguntado por kauamendesfire, 7 meses atrás

faça uma pesquisa sobre o tema: As minorias étnicas e os conflitos separatistas e xenofobismo. O trabalho deve conter introdução, desenvolvimento, conclusão e referencias bibliográficas (locais onde você pesquisou). Use mapas, imagens sobre o tema, fotos.

Soluções para a tarefa

Respondido por vitoriamartins42945
0

Resposta:

Os conflitos étnicos são divergências entre indivíduos, grupos ou sociedades com propriedades religiosas, raciais, políticas, culturais e territoriais diferentes. 

Esses embates fazem parte da história da humanidade e suas lutas por sobrevivência. Etnias foram extintas em prol de diversos pretextos, como expansão e domínio de territórios, acúmulo de riquezas, doutrinação religiosa, entre outros.

  

Os conflitos podem surgir dentro de grupos raciais distintos, a exemplo da segregação entre brancos e negros nos Estados Unidos, ou em ciclos com os mesmos víeis religiosos, mas etnias diferentes.

Etnia – palavra de origem grega que significa “povo” (ethnos) – refere-se a indivíduos com características específicas que se materializam em costumes, línguas, religiões, origens demográficas, etc. 

  

Para alguns pesquisadores a etnia é marcada pelas propriedades genéticas, definindo as concepções de raça e cultura.

Diferentemente da etnia, as noções de pertencimento e identidade são construções sociais. Os sujeitos se reconhecem em uma determinado grupo quando entra em contato com outros dissemelhantes.

  

Esse novo contato pode gerar repúdio às diferenças, convicções de superioridade e, consequentemente, conflitos que desencadeiam em genocídios – morte de pessoas de uma mesma classe.

Os conflitos étnicos são justificados por diversas motivações, especialmente políticos, territoriais e religiosos. Os atos de violência são recorrentes, provocando a morte de milhões.

Israelenses x Palestinos

O conflito entre israelenses e palestinos dura mais de 70 anos, sendo a cidade de Jerusalém o principal foco da disputa. 

  

Ambos os povos creem que essa região é sagrada e a reivindicam como capital. Mesmo com o acordo de Paz de Oslo, no qual a Palestina reconheceu os direitos de Israel, a repressão de um lado para com outro não cessou.

Explicação:

fonte: brainly

Perguntas interessantes