Geografia, perguntado por ll1040352, 6 meses atrás

faça uma pesquisa sobre o sistema socialista​

Soluções para a tarefa

Respondido por Thalleslaurindo892
1

Resposta:

O que é socialismo?

Socialismo é o sistema político e econômico que teve ascensão entre o fim do século XVIII e a primeira parte do século XIX  e que tem como essência o princípio da igualdade. O sistema socialista é muito associado ao modelo marxista, mas não existe só esse tipo de socialismo.

Explicação:

Principais características do Socialismo

As principais características do socialismo são:

A igualdade de divisão de bens entre a sociedade;

O poder centralizado no Estado – inclusive de controlar os meios de produção;

A ausência de competição e lucro;

A ausência de divisão de classes.

Em resumo, o socialismo é contra modos de produção privados, a obtenção de lucro, as propriedades privadas e a competição de mercado.

Como funciona o socialismo?

Segundo as ideias socialistas, o poder é centralizado na mão do Estado. A população trabalharia normalmente, porém em empresas estatais, regulamentadas e fiscalizadas pelo Estado.

Desta forma, o salário de todas as pessoas seria praticamente o mesmo – todos receberiam a mesma quantidade que seus vizinhos, parentes, amigos e outros.

Outro ponto a destacar é que não haveria diferenças sociais entre a comunidade. Os serviços de educação, saúde e transporte também seriam públicos.

Como surgiu o socialismo?

As ideias socialistas surgiram no final do século XVIII e início do XIX, no contexto das implantações de grandes indústrias, com a Revolução Industrial.

Com a transformação da sociedade na dinâmica industrial, os operários estavam trabalhando em péssimas condições, sem perspectiva de mudança. Foi neste momento que pensadores socialistas começaram a imaginar um regime político em que não existisse a desigualdade social.

Respondido por liviabittencourtttt
0
Socialismo refere-se a qualquer uma das várias teorias de organização econômica que advogam a administração e propriedade pública ou coletiva dos meios de produção e distribuição de bens, propondo-se a construir uma sociedade caracterizada pela igualdade de oportunidades e meios para todos os indivíduos, com um método isonômico de compensação.[1] O socialismo moderno surgiu no final do século XVIII, tendo origem na classe intelectual e nos movimentos políticos da classe trabalhadora, que criticavam os efeitos da industrialização e da propriedade privada sobre a sociedade.
Perguntas interessantes